O poder das artes marciais na formação das crianças

Publicada: 31/05/2022 - 18:03


Influenciador Brenno Faustino destaca as aulas de karatê que teve na infância como essenciais para a sua formação como pessoa

Doutrina marcial fortalece a disciplina dos alunos (Foto: Divulgação)

As artes marciais são super indicadas a crianças devido ao seu poder doutrinário. No tatame, os pequenos aprendem, sobretudo, a respeitar hierarquia, local de treino e até mesmo ao oponente; a perder, a ganhar, a superar os medos… Não à toa, em alguns países, incluindo em algumas cidades brasileiras, foram adicionadas à grade escolar. 

O influenciador digital Brenno Faustino recentemente deu um depoimento destacando a importância das aulas de karatê que teve na infância para a sua formação como pessoa. Mesmo longe dos tatames há anos, o mineiro lembra muito bem dos maiores aprendizados filosóficos que recebeu quando ainda era uma criança.

“Quando eu tinha uns seis anos de idade eu era muito levado, bagunceiro, não rendia nas aulas… enfim, não me comportava. A solução encontrada pela minha mãe foi me matricular nas aulas de karatê. Na realidade, o karatê foi a única saída entre tantas outras que minha mãe procurou (risos)”, lembra.

“A cada aula eu fui aprendendo mais sobre a filosofia marcial, em especial a oriental, lá mesmo da origem do karatê. Passei a entender sobre cumprir compromissos e a respeitar todos os meus mestres, não só o de karatê, como a minha mãe, meus professores e as pessoas mais velhas, como um todo”, completa.

Hoje, mesmo não pondo em prática as técnicas de lutas aprendidas quando criança, Brenno Faustino utiliza em seu dia a dia, intrinsecamente, toda a filosofia recebida nas aulas de karatê, seja na rotina de casa ou nos compromissos profissionais. Segundo ele, a arte marcial foi imprescindível para a sua evolução.

“Sem sombra de dúvidas, posso garantir que as artes marciais têm grande influência para sermos mais disciplinados. Se não fosse por ela, eu teria me tornado uma pessoa menos interessada em meus compromissos, talvez eu nem conseguiria almejar coisas tão grandes como almejo hoje”, encerra o influenciador. 


Recomendado para você


Comentários