Padre João, faixa-roxa de Jiu-Jitsu, tem história de vida e superação relatada em livro; veja

Publicada: 11/12/2018 - 13:38


Livro sobre a história do Padre João será lançado nesta semana no Rio e em Niterói (Foto: Rodrigo Campanario)

Amante de carnaval e Jiu-Jitsu, o Padre João Cláudio teve a sua história de vida relatada em um livro chamado “Uma vida de luta” escrito por Leonardo Bruno, que será lançado pela Máquina de Livros nesta quarta-feira (12), no Rio, e quinta-feira (13), em Niterói. O padre contou como a arte suave ajuda no seu exercício dentro da Igreja Católica.

“Sou a terceira geração da minha família (que pratica Jiu-Jitsu). Tudo começou com meu avô que levou meu pai e meus tios para academia do Grande Mestre Amélio Arruda da Oriente. Praticamente nasci dentro de uma academia e num tatame de arroz. A minha primeira roupa basicamente foi um quimono. A prática da arte suave sempre se confundiu com minha forma de andar, me movimentar, brincar e competir. Entrei num dojo com 1 ano de idade em 1975, a academia de meus tios foi fundada em 2 de dezembro de 1972, somos a segunda mais antiga de São Gonçalo”, disse o Padre, que seguiu:

“Por isso, desde criança, o Jiu-Jitsu teve um papel fundamental no meu físico, emocional e até espiritual. O treino diário faz parte de minha rotina e espiritualidade, como faço com a missa, com as orações, não vejo distinção, o tatame pra mim é local de foco, fé, e suavidade. Acredite… Quando voltei a treinar em 2016, após um diagnóstico de câncer em estado terminal errado, mergulhei de cabeça no treinamento, até com minha mãe (ex-atleta), hoje com 78 anos. Treinei e consegui foco com o treinamento para concluir uma dissertação de mestrado… Depois de um treino onde era bem amassado, chegava em casa tranquilo e meu estudo rendia muito mais”, destacou o faixa-roxa de Jiu-Jitsu.

O livro não é só sobre a arte marcial, vai muito além. O Padre João fez um pequeno resumo de sua história relatada na obra: “Não apenas sobre Jiu-Jitsu, mas sobre superação de grandes problemas que vivi. Resolvi falar porque superei uma estafa, uma fortíssima depressão e síndrome de pânico, além de uma obesidade mórbida”, encerrou.

LANÇAMENTO:

Dia 12 de dezembro (quarta-feira) Baródromo (Rua do Lavradio 163, Lapa, Rio), 18h.

Dia 13 de dezembro (quinta-feira) Livraria Blooks, no Reserva Cultural (Avenida Visconde do Rio Branco 880, São Domingos, Niterói), 19h.

Recomendado para você


Comentários