Parceria com lenda do Jiu-Jitsu é pontapé inicial para sucesso de Renato Andrade
Por: Redação
Publicada: 31/03/2025 - 11:15

Com 18 anos na faixa-preta e 29 dedicados às artes marciais, Renato Andrade teve uma ajuda fundamental no seu pontapé profissional na modalidade. O lutador se aliou a Leo Vieira, um dos maiores nomes do Jiu-Jitsu, para se aprimorar ainda mais no esporte e ter um horizonte em sua carreira. Formado em Educação Física, Renato tinha sempre em mente viver somente da arte suave. Em 2004, o lutador viu essa oportunidade aparecer em sua porta e decidiu agarrar.
Nessa época, Leo Vieira se mudou para São Paulo e Andrade tomou a decisão de fazer essa parceria com a lenda do Jiu-Jitsu. O sucesso dessa parceria foi logo refletido em resultados. Após ser graduado com a faixa-preta em 2006 por Leozinho, Renato começou sua caminhada em competições de alto rendimento, e as conquistas expressivas chegaram com o passar dos anos, principalmente na categoria master.
“Em 2017 lutei o Brasileiro de kimono e sem kimono e ganhei os dois. Com essas conquistas, eu vi a chance de lutar o Mundial nos Estados Unidos, mas logo veio a pandemia e o sonho foi adiado. Em 2022 conseguimos alinhar tudo e competir e, após cinco lutas, conquistei o título de Campeão Mundial de kimono. Com esse resultado, a equipe achou que era uma boa lutar também o Pan-Americano No Gi, e mais uma vez saí vencedor. Depois disso, conversamos sobre o Mundial No Gi. Mais uma vez lutei e também fui campeão”, explicou.
Após todos esses títulos, Renato Andrade viu seu trabalho ser ainda mais valorizado e tomou a grande decisão de sua carreira: viver somente do Jiu-Jitsu. Dessa maneira, o faixa-preta deu início a sua rede de franquias da Checkmat no Brasil, que se expandiu até para os Estados Unidos.
“Com todos esses títulos conquistados, eu resolvi viver do Jiu-Jitsu e montei a minha primeira academia em São Paulo, onde fui formando atletas e assim aumentando a minha academia: a Checkmat Penha, que está funcionando até hoje no Brasil. Em 2020 eu vi a oportunidade de abrir mais uma Checkmat em outro bairro em São Paulo, a Checkmat Tatuapé, que também está funcionando até hoje. Além dessas filiais, sou head coach da Checkmat Menifee”, completou.
Arbitragem na Jiu-Jitsu World League
Além de professor e empresário, Renato Andrade também atua como supervisor de arbitragem na Jiu-Jitsu World League (JJWL), fundada pelo renomado mestre Rigan Machado. Renato foi escolhido para essa posição devido à sua imensa experiência e respeito na indústria mundial do Brazilian Jiu-Jitsu. Sua habilidade em liderar equipes e tomar decisões cruciais reflete sua competência extraordinária e dedicação ao esporte. A atuação de Renato não apenas reforça a reputação da JJWL como líder em inovação e profissionalismo no BJJ, mas também serve de inspiração para árbitros e profissionais em todo o mundo.

“A JJWL distingue-se pelo uso de tecnologia avançada e serviços inovadores para aprimorar a experiência competitiva. Eles possuem um sistema de pontuação único que incentiva a atividade e prioriza finalizações, atribuindo mais pontos para quedas de alta amplitude e penalizando a inatividade, o que promove lutas dinâmicas e envolventes. Como supervisor de arbitragem, eu desempenho um papel crítico na coordenação e gestão dos árbitros durante os eventos da JJWL. Sou o responsável por avaliar vídeos de revisão, corrigir erros em tempo real e ajustar pontuações dos atletas quando necessário, garantindo a integridade e justiça nas competições”, explicou Renato.