Paulo César Burgareli conquista títulos e forma campeões no Jiu-Jitsu
Por: Redação
Publicada: 30/07/2025 - 10:34

Paulo César Fernandes Burgareli, de 51 anos, é um nome que prova que dedicação e paixão pelo Jiu-Jitsu não têm idade. Natural de Jacareí (SP), ele construiu um currículo impressionante nos últimos anos, conquistando títulos de peso em competições nacionais e internacionais. Entre os resultados mais recentes, estão o título de campeão do Rio International Open, do Curitiba International Open e do São Paulo International Open da IBJJF, além do vice-campeonato no Brasileiro de Jiu-Jitsu Sem Kimono no ano passado. A história de Burgareli com o Jiu-Jitsu começou apenas em 2009, quando ele já tinha 35 anos.
“Meu primeiro contato com Jiu-Jitsu foi através de um amigo com quem surfava. Ele sabia que eu sempre pratiquei esportes e gostava de lutas, então me levou para uma aula experimental na academia Ciborg Jiu-Jitsu, do professor Marcelo de Siqueira Santos, filiada à Equipe Careca Jiu-Jitsu, do mestre Dagmar. Depois do primeiro treino, em que fui finalizado por vários meninos, achei aquilo surreal. Decidi mergulhar de cabeça para aprender aquelas técnicas.”
Desde então, Burgareli nunca mais parou. “Achei que era só mais um esporte com algumas técnicas, mas quando vi a grandeza do Jiu-Jitsu e o bem que ele me fez mentalmente, percebi que queria fazer parte disso.”
Da faixa-preta ao papel de professor
Em fevereiro de 2021, Paulo César recebeu a faixa-preta de seu primeiro professor, Marcelo de Siqueira Santos, permanecendo na equipe até 2025. Pouco tempo depois, assumiu a liderança da equipe Ciborg Jiu-Jitsu em Jacareí.
“Assim que peguei a faixa-preta, comecei a dar aulas e fiquei à frente da equipe em Jacareí, onde pude ensinar meus alunos e atuar como coach nas competições. Ajudar pessoas e crianças de baixa renda, oferecendo inclusão no esporte, foi algo transformador. Hoje vejo o impacto que isso teve na vida delas”, afirma o atleta.
Experiência internacional e grandes conquistas
Burgareli tem uma trajetória de superação também nos tatames internacionais. “Em 2023, competi pela primeira vez no Mundial em Las Vegas. Perdi na primeira luta, mas saí muito feliz por estar realizando um sonho. Em 2025, lutei o Pan e fiquei em terceiro lugar na categoria, o que me motivou ainda mais a buscar novos desafios.”
Ele também conquistou resultados expressivos no Internacional Master em Los Angeles, ficando em terceiro lugar na categoria e no absoluto, e, recentemente, foi campeão do American National No Gi, além de conquistar o terceiro lugar no absoluto em Las Vegas.
Formando campeões
Como coach, Paulo César também se orgulha de ter ajudado atletas a conquistarem títulos relevantes. Entre eles, Yasmin Paff Burgareli, campeã do American Nationals e terceira colocada no Pan da IBJJF; Ricardo Feliciano Pereira, campeão do Internacional Master, campeão No Gi (categoria e absoluto) no American Nationals, além de campeão com kimono da competição; e Phillip Fitzpatrick, campeão na categoria sem kimono, vice na categoria com kimono e terceiro lugar no absoluto no American Nationals.
“Acredito que tenho me destacado como coach graças ao meu olhar estratégico e à experiência no alto rendimento. Vejo cada aluno como alguém que precisa de técnica, disciplina e confiança para evoluir. Meu papel é ajudar a construir não apenas campeões nos tatames, mas pessoas fortes e resilientes na vida”, concluiu.