Pesquisa do LinkedIn afirma que 60% dos profissionais gostariam de fazer uma transição de carreira

Publicada: 24/08/2024 - 16:33


Mudar de área e fazer uma transição de carreira está cada dia mais se tornando cada vez mais comum nas vidas dos profissionais de diferentes gerações. Segundo pesquisa de 2023 feita pelo LinkedIn que contou com a participação de 23 mil trabalhadores em todo o mundo, dos quais 1300 são profissionais brasileiros.

Existem diversos motivos que podem levar a uma transição de carreira são alguns deles: deixar de gostar da atividade atual, se frustrar com o segmento ou área que está atuando, os resultados e a satisfação de antes não são mais os mesmos e outras áreas ou segmentos de conhecimento estão chamando mais atenção.

Esse foi o caso de Paco Fazito, formado em Odontologia pela PUC-MG em 2003, atuava mais especificamente como cirurgião dentista em consultório. Em 2011, Paco tomou a decisão de mudar radicalmente de área, porque já não se identificava mais com o segmento da saúde e queria aprender mais sobre gestão e investimentos. Largou a Odontologia e seguiu para o mercado financeiro onde se tornou especialista em seguros com a certificação Susep e especialista em investimentos com a certificação CEA: “Me formei em Odontologia em 2003, pela PUC-MG. Fiz dois aperfeiçoamentos em Endodontia em 2004 no Instituto Tânia Saba e em 2006 virei especialista em Endodontia pela UFMG. Em 2007 entrei no mestrado em Administração de Empresas pela FUMEC, me tornando mestre em Administração em 2009. Nessa época, tive dois artigos aprovados e apresentados em dois dos maiores congressos de Administração do mundo, sendo eles, EGOS, apresentado em 2009 em Barcelona-Espanha, e o Iberoamerican. apresentado em 2009 em Buenos Aires, na Argentina”, conta Fazito.

Paco conta que o seu início na profissão de dentista foi desafiador: “ Meu início na profissão foi difícil, já que o dentista até hoje tem uma visão muito tecnicista da profissão, sem ter o conhecimento adequado de áreas importantes, tais quais gestão, marketing, tributário, etc. Não fui capacitado para isso”, conta o dentista hoje especializado em finanças.

Dessa forma, seu consultório durou pouco, fechou depois de 6 meses e assim ele optou por trabalhar em clínicas populares e isso foi gerando nele uma insatisfação com a profissão. Assim ele decidiu estudar mais sobre gestão e investimentos: “Esses problemas de finanças e gestão de consultório são comuns na área de odontologia. A entrada no mestrado em Administração foi justamente para entender melhor o mundo dos negócios na área da saúde. Após o mestrado montei uma clínica e um consultório que deram certo”, afirma Paco.

Porém, sua vida mudou muito em 2011 quando teve o convite para largar a odontologia e ir para uma multinacional de seguros: “Fui taxado de louco pelos colegas, mas vendi a clínica e o consultório e fui para essa empresa. Bati várias metas de venda e logo me tornei gestor nessa multinacional. Fiquei lá por 9 anos. Resolvi sair para empreender no mercado financeiro e foquei na odontologia, profissão muito carente de referências nessa área” afirma o profissional de investimentos e finanças.

Especialistas em mercado de trabalho afirmam que a transição de carreira precisa ser algo pensado de forma estratégica, pois não é algo fácil. Exige esforço e estratégia.

A seguir veja as 6 dicas para fazer uma transição de carreira de sucesso:

1- Identifique detalhadamente seu novo campo

2- Quais tipos de trabalho precisam das suas habilidades

3- Crie um plano de desenvolvimento da nova carreira

4- Defina suas empresas-alvo

5- Construa relacionamentos novos

6- Procure apoio profissional para sua transição de carreira

Recomendado para você


Comentários