Primeira edição do Campeonato de Jiu-Jitsu das Forças Armadas é marcada por lutas de alto nível

Publicada: 16/07/2025 - 12:58


Primeira edição do torneio de Jiu-Jitsu das Forças Armadas foi marcado pelo alto nível (Foto Elevaty Esportes)
Primeira edição do torneio de Jiu-Jitsu das Forças Armadas foi marcado pelo alto nível (Foto Elevaty Esportes)

O Ginásio de Esportes Eduardo Gomes, no Rio de Janeiro, foi palco de um marco histórico no último fim de semana: o 1º Campeonato de Jiu-Jitsu das Forças Armadas. Reunindo atletas do Exército, Marinha, Aeronáutica e das forças auxiliares, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar do Rio, o torneio simboliza uma nova era para a modalidade no ambiente militar, com foco na valorização do desporto nacional.

No placar geral, a Marinha levou a melhor, com 132 pontos, seguida pela Aeronáutica, com 105, e o Exército, com 96. O evento consolidou a proposta de inserção do Jiu-Jitsu entre as principais modalidades esportivas das Forças Armadas e reforçou o compromisso institucional com o desporto em suas mais diversas frentes.

“Para nós é uma grande alegria implementar o primeiro Brasileiro de Jiu-Jitsu das Forças Armadas. A nossa missão é contribuir com o desporto nacional, nas modalidades olímpicas e não olímpicas, em todos os níveis, seja no escolar, de inclusão ou alto nível”, afirmou o General Paulo Afonso, presidente da Comissão Militar Desportiva do Brasil.

Atletas do Exército, Marinha, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Rio marcaram presença (Foto Elevaty Esportes)
Atletas do Exército, Marinha, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Rio marcaram presença (Foto Elevaty Esportes)

Presente no evento, o multicampeão Mica Galvão, que também é terceiro sargento do Exército, celebrou o momento: “O Jiu-Jitsu hoje está em um nível totalmente diferente do que estava antigamente. Numa época, anterior à minha, você via campeão mundial voltando para casa de ônibus. Hoje você vê os atletas com um pouquinho mais de dinheiro, com as Forças Armadas Brasileiras envolvidas”.

O campeonato encerra um ciclo iniciado com o 1º Workshop de Jiu-Jitsu do Exército e projeta um futuro promissor para a modalidade dentro das instituições militares, abrindo portas para novos atletas e estimulando a presença do Brasil em competições internacionais com representação institucional fortalecida.

Vale lembrar  que o evento foi organizado em parceria com o Sindilutas, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) do Rio de Janeiro e da LBV – Legião da Boa Vontade.

Recomendado para você


Comentários