Projeto de jiu-jitsu inclusivo de Itaguaí completa 4 anos com graduação especial para alunos com deficiência
Por: Redação
Publicada: 01/07/2025 - 17:08

O projeto social Itaguaí Ação, Esporte e Inclusão completa quatro anos de atividades neste mês de julho com um momento marcante: a graduação de todos os seus alunos. A iniciativa, liderada pelo faixa-preta 5º grau de jiu-jitsu André Seabra, é referência no município por transformar a vida de pessoas com deficiência através da prática do jiu-jitsu inclusivo.
Começando em 2021 com apenas quatro alunos, o projeto cresceu e hoje conta com cerca de 40 participantes, divididos em duas turmas. A proposta é ir além do tatame e promover inclusão, autoestima e desenvolvimento motor e social. A ação é apoiada pela Prefeitura de Itaguaí por meio da Secretaria de Turismo e Esporte.
Na última sexta-feira (28), todos os alunos foram graduados, com troca de faixa para alguns e elevação de grau para outros. A cerimônia celebrou o desempenho técnico, o comprometimento e a evolução pessoal de cada um.
Uma das histórias que emocionaram os presentes foi a de Guilherme Oliveira, de 23 anos. Diagnosticado com paralisia cerebral espástica tetraplégica — condição que afeta os quatro membros e provoca rigidez muscular severa, dificultando a locomoção e a coordenação motora — Guilherme é cadeirante, mas vem surpreendendo nos treinos.
“Ele disse que o sonho dele era poder andar. Um fisioterapeuta falou que isso nunca aconteceria. Eu disse: ‘se você vai andar ou não, eu não sei, mas vou fazer o possível para isso acontecer’. Hoje eu já consigo deixá-lo em pé por alguns segundos sozinho, e ele já caminha comigo segurando apenas pela manga do kimono”, contou André Seabra.
Para o idealizador do projeto, a graduação teve um significado especial. “Foi maravilhosa. Ver pessoas como o Guilherme se desenvolver através da arte suave é um prazer imensurável. Assim como a história dele, cada aluno aqui tem uma trajetória de superação que inspira. Isso não tem preço”, destacou.
Além de faixa-preta 5º grau de jiu-jitsu e 3º grau de judô, André Seabra é pós-graduado em Neurociência do Esporte, Psicomotricidade e Transtorno do Espectro Autista. Com atuação no jiu-jitsu inclusivo desde 1996, ele reforça que seu propósito é claro: “Amar, servir e transformar vidas através do jiu-jitsu inclusivo, proporcionando autonomia, interação, integração, socialização e, principalmente, inclusão.”
Serviço:
Jiu-jitsu inclusivo – Itaguaí Ação, Esporte e Inclusão
Local: Quadra da Monte Serrat – R. Kaisser Abraão, 186-224, Monte Serrat,
Itaguaí-RJ.
Dia: Sextas-feiras, às 10h e às 14h.
Para outras informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Turismo e Esporte – R. Gen. Bocaiúva, 636 – Centro, Itaguaí – RJ / telefone: (21) 99238-9500.