Projeto social de lutas busca novo espaço para oferecer aulas a jovens de comunidades cariocas
Por: Redação
Publicada: 09/05/2023 - 11:43
Projeto social que oferece aulas de artes marciais a cerca de 90 crianças entre 6 e 18 anos de comunidades do entorno do bairro de Benfica, na Zona Norte do Rio, está paralisado desde que precisou sair do galpão onde funcionava, há um mês.
Faixa-preta de jiu-jitsu e judô e líder do projeto, que recebe o nome de Samurais do Morro, o sensei Claudio Carelli desabafou a respeito da necessidade de ter que interromper as aulas devido à falta de estrutura física.
“Fomos surpreendidos com o pedido de desocupação do proprietário do galpão onde funcionava o Instituto Cultural Neide do Samba, e estamos em busca de alguém que tenha a Responsabilidade Social circulando nas veias”, disse.
Nosso projeto vai além da prática esportiva, já que temos um convênio com o Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro para iniciação da aprendizagem do espanhol com aulas online e uma parceria com um instituto no Engenho de Dentro que oferece avaliação odontológica, reforço escolar e atendimento psicológico”, completou Carelli.
Fundado em 2020, o Samurais do Morro oferecia aulas duas vezes na semana, terças e quintas, a crianças e adolescentes das comunidades da Mangueira, Tuiuti, Barreira do Vasco, Arará, Jacaré e Manguinhos.
“A retomada do projeto implica na continuidade das parcerias além tatame. Estamos iniciando uma conversa com um projeto social de cursos preparatórios para sexto ano e nono ano do Ensino Fundamental I para atletas que vislumbram uma oportunidade na rede de ensino pública ou até mesmo realizar provas para se engajar nas Forças Armadas”, explicou.
Desde o seu início, o projeto Samurais do Morro formou quatro campeões cariocas e diversos outros competidores que se destacam nos eventos da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro e também na Confederação Brasileira de Judô.