Promessa do Judô nacional, Luana Oliveira vibra com bronze no Mundial Escolar; veja

Publicada: 02/07/2019 - 15:43


Por Yago Rédua

Criado há 11 anos pela família Amorelli na Zona Norte do Rio, o projeto social UMBRA vem produzindo e formando grandes nomes no cenário nacional e internacional do Judô. Entre os destaques da equipe está a jovem Luana Oliveira. Campeã carioca e brasileira, a lutadora foi bronze no Campeonato Mundial Escolar sub-18 no último mês de junho, em Budapeste (HUN). À TATAME, a lutadora fez um balanço sobre a participação no torneio.

“Foi uma competição muito dura. As adversárias internacionais têm uma escola diferente do Judô brasileiro, que é mais parecido com o Judô tradicional japonês. São lutas muito fortes e que exigem muito da preparação física e técnica. Nesse ano de 2019, eu tenho tido muitas oportunidades de competir no Circuito Mundial e já havia conquistado medalhas de prata na Espanha e em Portugal, que são etapas muito fortes do circuito. O Campeonato Mundial Escolar foi a primeira competição a nível mundial na minha carreira e, graças a Deus, consegui conquistar uma medalha nesse nível representando o Brasil, a minha equipe UMBRA e a minha Escola Darwin Gama, que apoia o esporte e a educação”, avaliou Luana, que comentou sobre a experiência que adquiriu na competição fora do Brasil.

Luana Oliveira é uma das grandes promessas do Judô brasileiro (Foto divulgação)

“O Mundial Escolar que aconteceu em Budapeste, na Hungria, é chancelado pela FIJ (Federação Internacional de Judô), então, foi uma competição muito importante para agregar na minha preparação para as principais competições no ciclo deste ano de 2019, que são o Pan-Americano sub-18, que vai ser na Colômbia, e o Mundial Individual sub-18, que será no Cazaquistão, sendo essa a competição mais importante deste ano”, apontou.

Aos 17 anos, Luana vem colecionando participações nas seleções de base do Brasil e é cotada para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. A faixa-preta chegou ao projeto UMBRA aos 10 anos e, desde então, tem construído o seu jogo com todo o suporte da comissão técnica. A atleta destacou o empenho dos profissionais que cercam o time diariamente.

“Sempre gostei de luta e desde meus primeiros dias na UMBRA, a Sensei Soraya Amorelli sempre foi a minha maior incentivadora. No início tive bons resultados, participando das seleções no sub-13 e sub-15. A dedicação de toda a comissão técnica da equipe UMBRA, que é incansável, não só comigo mas com todos os atletas do projeto, possibilitou que eu chegasse hoje a competir neste nível e a integrar as seleções brasileiras de base. Hoje, com 17 anos, já recebi algumas convocações inclusive para a seleção principal, para treinar com as atletas que estão ranqueadas para os Jogos de Tóquio 2020”.

Trabalho da UMBRA no Rio

O Projeto Social é idealizado e comandado pela Família Amorelli. São dois núcleos localizados na Zona Norte do Rio, um na Barreira do Vasco, onde fica o polo principal, e o outro na Mangueira. O trabalho é realizado há 11 anos com aulas de Judô gratuitas para todas as faixas etárias, que vai da iniciação esportiva até o alto rendimento. A UMBRA conta com resultados expressivos dentro do cenário mundial.

Recomendado para você


Comentários