Protetor bucal: cirurgião-dentista Dr. Rafael Koubik explica por que item não pode ser negligenciado

Publicada: 10/03/2023 - 11:31


Foto: UFC/Zuffa LLC

Por Leonardo Freitas

Item obrigatório em modalidades de luta que possuem golpes traumáticos, como boxe, kickboxing, muay thai e MMA, o protetor bucal protege muito além dos dentes e gengivas. Sua capacidade de absorver impactos ajuda a dissipar a energia causada pelos golpes, reduzindo o risco de concussão.

É o que explica o experiente cirurgião-dentista Dr. Rafael Koubik, que é pós-graduado em Ortodontia pela Universidade Cidade de São Paulo, em Implantodontia pela Faculdade Sete Lagoas, fez residência pela University of Michigan, nos EUA, e possui diversos atletas como clientes.

“Essa proteção é especialmente importante em esportes de combate, como o boxe e o MMA, nos quais há um alto risco de trauma na cabeça e no rosto. Portanto, é de extrema importância que os lutadores o utilizem tanto nas lutas quanto nos treinos, para garantir a sua segurança, bem-estar e evitar possíveis lesões que possam comprometer sua saúde bucal e geral”, atenta o especialista.

Sempre presente em congressos e seminários, Dr. Koubik conta que inúmeras vezes se deparou com casos de traumas dentais irreversíveis causados por impactos durante práticas esportivas. Essa experiência adquirida o fez se especializar e se tornar referência na área de implantes e reabilitação oral.

“Tiveram casos em que os danos causados eram tão grandes, de um grau tão alto que já nem conseguimos recuperar o dente, tínhamos que partir para extração e instalação de implantes”, alerta.

Referência no Brasil em implantes e lentes de contato dentais, o cirurgião-dentista, que possui mais de 15 anos de experiência, também afirma que um protetor de qualidade é capaz de proteger as próprias lentes, informação importante já que atualmente muitos lutadores as possuem. Para isso, ele frisa que é importante saber escolher um protetor de qualidade, dando preferência ao protetor bucal personalizado ante os de lojas de artigos esportivos.

“Sem sombra de dúvidas, o protetor confeccionado em consultório odontológico fornece mais proteção ao atleta. Isso porque esse tipo de protetor bucal é feito a partir de moldes ou escaneamentos dos dentes, obtidos por meio de uma técnica de impressão digital ou tradicional. Com isso, é possível criar uma peça única e exclusiva, que se ajusta perfeitamente à anatomia da boca do usuário”, destaca.

“O protetor bucal personalizado oferece uma série de vantagens em relação aos modelos genéricos (aqueles pré-moldados, quase prontos para o uso), como maior conforto, melhor respiração e fala, e maior proteção contra impactos. Ele também pode ser personalizado com cores, estampas e logotipos, permitindo que o atleta mostre sua identidade e estilo durante a prática esportiva”, aconselha o Dr. Koubik, que possui diversos atletas entre seus clientes.

Recomendado para você


Comentários