Psicóloga explica quadro de Jacaré que foi diagnosticado com Síndrome de Burn Out

Publicada: 24/09/2019 - 18:15


Jacaré ao lado da psicóloga Carla Di Pierro, que foi responsável pelo tratamento do lutador (Foto: Reprodução/Instagram)

Por Yago Rédua

Na última semana, Ronaldo Jacaré, multicampeão no Jiu-Jitsu e uma das principais estrelas do Brasil no MMA, revelou que sofreu um grande estresse emocional recente e chegou a cogitar aposentadoria. O blog conversou com a psicóloga Carla Di Pierro, que é responsável pelo tratamento do lutador. A profissional destacou que o manauara foi diagnosticado com a Síndrome de Burn Out.

Por conta do código de ética da psicologia, Carla, que é psicóloga de esporte do Comitê Olímpico do Brasil (COB), contou que não pode entrar em detalhes do caso, mas esclareceu como foi feito o diagnóstico do faixa-preta de Jiu-Jitsu a partir de algumas fases, como: psicodiagnóstico, que é a avaliação da queixa do atleta, o conhecimento da vida do atleta, história no esporte e a avaliação no momento atual da carreira.

“A partir desta avaliação, estabelecemos um plano de ação. No caso do Jacaré, ele é um atleta com histórico de muita disciplina e muito vitorioso. Parecia curioso ele não ter vontade de treinar. Identificamos um momento de altíssimo estresse na vida dele, e levantamos a hipótese de síndrome de Burn out no esporte, já que ele estava apresentando alguns dos sintomas”, disse Carla, que seguiu:

“Nosso plano de ação foi identificar os fatores desencadeadores. Ele passou a identificar o que gerava estresse e sobrecarga. Conseguiu eliminar parte deles e equilibrar os demais. E depois, a parte mais importante, foi identificar os fatores e valores que faziam ele sentir prazer em lutar. Resgatando o prazer de treinar, encaixando a rotina novamente e estabelecendo novas metas de treino e competição”, comentou Carla, que é faixa-azul de Jiu-Jitsu e trabalha com artes marciais desde o começo da carreira.

Ao blog Jacaré revelou que não queria mais treinar e que estava sofrendo de insônia. A psicóloga comentou sobre esses sintomas que o lutador do UFC estava sentindo e que podem ser cruciais na hora de tomar uma decisão de colocar um ponto final na trajetória dentro do esporte.

“Sob efeito de Burn out as chances de aposentar são altíssimas, porque o atleta não vê mais nenhum prazer em treinar e competir. Só esta em contato com a frustração, o estresse, a dor e sentimentos desagradáveis relacionados aos treinos ou competição. Ter vontade de largar tudo e abandonar o esporte é dos sintomas de Burn Out no esporte”, apontou.

  • Possíveis fatores desencadeadores da Síndrome de Burn Out no esporte:

– Sobrecarga de estresse Fisico e mental
– Excesso de treinamento
– Rotina de treinamento monótona
– Longo período de treinamento sem descanso
– Pressões exageradas
– Experiências de Fracassos consecutivos
– Desilusões esportivas
– Fatores pessoais extra competitivos
– Expectativas exageradas ou inadequadas
– Perfeccionismo

  • Os sintomas da Síndrome de Burn Out no esporte:

– Queda de energia, desmotivação
– Perda do desejo de treinar e competir
– Transtornos de sono
– Esgotamento físico e mental
– Diminuição da auto-estima
– Mudanças repentinas de humor
– Isolamento social
– Aumento exagerado dos níveis de ansiedade
– Instabilidade de humor e comportamento

Recomendado para você


Comentários