Rabino Micha Gamerman rechaça mito sobre o Krav Magá e exalta significado da arte marcial para o povo judeu

Publicada: 10/11/2021 - 15:58


O Krav Magá chegou ao Brasil em 1990, trazida pelo grão-mestre Kobi, aluno direto de Imi Lichtenfeld, criador da arte marcial israelense. Desde então, além de propagar técnicas de autodefesa entre os praticantes do país, a modalidade também ganhou o imaginário de muitos brasileiros.

Afinal, o Krav Magá realmente é uma arte marcial “secreta” que só os militares israelenses possuem domínio? Conversamos com o rabino Micha Gamerman, educador e cantor popular na comunidade judaica no Brasil. Segundo ele, apesar das lendas, a técnica é, sim, bastante eficiente num combate.

“Na verdade o Krav Magá é uma arte de defesa pessoal baseada no contra-ataque, mas, sendo usada com perícia, ela pode, sim, ser bastante ofensiva. Não, o Krav Magá não possui movimentos ‘escondidos’ pelo exército israelense. Ela foi criada para defender o povo judeu, mas foi propagada pelo mundo nas últimas décadas”, explicou.

“Temos orgulho porque é uma luta criada pelo nosso povo, principalmente como uma forma de defesa. O povo de Israel é esse que luta pela paz, mas vive a constante guerra e a violência. E por todas as gerações passamos por perseguições e atentados à nossa segurança. É mais do que compreensível esta luta ter origem num berço judaico.”, acrescentou o Moré, que significa professor em hebraico.

Rabino Micha Gamerman falou sobre a representatividade do Krav Magá para o povo judeu (Foto: Divulgação)

Micha Gamerman reforça que não é necessário ser judeu para praticar Krav Magá. A modalidade de defesa pessoal, cada vez mais presentes em academias pelo Brasil, é recomendada a todos aqueles que se sentem inseguros e que precisam de autoconfiança para desempenhar as atividades rotineiras do dia a dia.

“Todos podem praticar. Ela mexe com a motricidade e rapidez humana, deixa as pessoas mais atentas e espertas ao que acontece em sua volta e promove segurança pessoal. Em países onde existem muitas abordagens rápidas de rua, como o Brasil, o estudo de Krav Maga é recomendável e muito importante. Estamos vendo um crescimento muito grande da arte nas academias e ginásios e isso nos orgulha muito.”

Recomendado para você


Comentários