Rafael Carino celebra palestra para jovens na Faetec: ‘Informação contra a dependência química’

Publicada: 09/11/2025 - 3:01


Rafael Carino (de preto) celebrou oportunidade de compartilhar sua trajetória e conhecimento (Foto @elevatyesportes)
Rafael Carino (de preto) celebrou oportunidade de compartilhar sua trajetória e conhecimento (Foto @elevatyesportes)

Faixa-preta de Jiu-Jitsu, terapeuta em dependência química e responsável pelo Dojo Recuperação – além de formado em Educação Física -, Rafael Carino escreveu, na última quinta-feira (6), mais um capítulo especial na sua trajetória de combate às drogas.

Carino foi um dos convidados para participar do projeto Ciclo de Palestras organizado pela Faetec Quintino, no Rio de Janeiro, sobre prevenção e tratamento da dependência química através do esporte.

O tema da palestra – que durou cerca de 2h – foi “A luta pela vida: esporte e cultura contra a dependência química”, e ao lado do terapeuta Mauro Motta, seu parceiro, Rafael Carino celebrou o resultado:

“Foi a primeira palestra para esse grupo de jovens entre 12 e 17 anos, com pensamentos diferentes, então a gente conseguir conectar o pensamento deles e falar sobre dependência química, prevenção e tratamento através das artes marciais foi algo ímpar na minha carreira, mais uma conquista”, disse o faixa-preta da Nova União, que completou:

“Tivemos casa cheia e muitas perguntas dos jovens, que se envolveram, participaram e até viram a minha luta no UFC. Ajudar eles não trem preço e só quero agradecer a todos os envolvidos que acreditaram na nossa proposta”.

De acordo com Rafael Carino, a participação dos jovens foi o ponto alto da palestra, com questionamentos importantes e embasados.

“Receber esse convite, o certificado da direção (da Faetec), isso mostra que estamos no caminho certo. É um projeto grande, que veio para ficar e quem sabe ampliarmos. Os jovens foram muito participativos e todo ser humano precisa de informação, saber que a droga é uma doença e tem tratamento”, afirmou Carino, antes de encerrar:

“Agradeço de coração ao deputado Anderson Moraes, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação; ao Alexandre Valle Cardoso, presidente da Faetec; ao Fabrício Repsold, vice-presidente da instituição; e ao Wallace Morgado, coordenador geral do projeto + Esporte e Saúde, além de Breno Onerb e Marcos Castro pelo apoio e incentivo nessa causa tão importante”.

Recomendado para você


Comentários