Reeleito, vereador e faixa-preta Marcelo Arar conta seu planos para as artes marciais na cidade do Rio; saiba mais

Publicada: 06/12/2020 - 10:51


Recém-eleito para seu quarto mandato como vereador da cidade do Rio de Janeiro, o faixa-preta de Jiu-Jitsu Marcelo Arar é um dos principais entusiastas das artes marciais como ferramenta de transformação social na câmara municipal. Entre seus recentes projetos que saíram do papel estão a Cidade das Artes Marciais, junto com a Calçada da Fama, e o mais transformador deles, a Escola de Lutas, que leva os ensinamentos e a filosofia das artes marciais aos alunos de escolas públicas do município.

Mesmo com a confirmação da mudança da administração do município a partir do ano que vem, quando Eduardo Paes reassume a prefeitura do Rio após quatro anos, Marcelo Arar acredita que não terá problemas para manter as ideias dos projetos relacionados à luta, tendo em vista a credibilidade de seus feitos ao longo dos 12 anos como vereador. Segundo revelou à reportagem, ele já iniciou as conversas com a equipe que assume a prefeitura em janeiro.

“É normal que, com a mudança de governo, muitas coisas também mudem. Porém, estive com um dos principais secretários do Governo, o deputado Pedro Paulo, e expliquei a importância educacional e esportiva do Projeto Escola de Lutas. Também apresentei o Projeto Cidade das Artes Marciais/Calçada da Fama e ressaltei sua importância para o turismo carioca. O Secretário ficou muito entusiasmado com os projetos e levará as pautas ao futuro prefeito Eduardo Paes. Tenho fé que, além de dar continuidade ao projeto, iremos ampliá-los”, destacou o vereador faixa-preta.

‘Escola de Lutas’ é um dos principais projetos do vereador Marcelo Arar (Foto: Luana Lália)

Confira logo abaixo o bate-papo na íntegra:

– Quais os planos para o projeto Escola de Lutas para 2021?

Sem dúvida, um dos meus principais objetivos nos próximos quatro anos é manter o Projeto Escola de Lutas nas escolas do município. No que depender do meu empenho, continuaremos a ensinar técnicas de Jiu-Jitsu, Luta-Livre, Boxe, Taekwondo, Judô, Muay Thai e Capoeira, pois é muito importante que a criançada aprenda um pouco da filosofia milenar das artes marciais como: ética, respeito e disciplina.

– A mudança da administração do município impacta de alguma forma?

É normal que, com a mudança de governo, muitas coisas também mudem. Porém, estive com um dos principais secretários do Governo, o deputado Pedro Paulo, e expliquei a importância educacional e esportiva do Projeto Escola de Lutas. Também apresentei o Projeto Cidade das Artes Marciais/Calçada da Fama e ressaltei sua importância para o turismo carioca. O Secretário ficou muito entusiasmado com os projetos e levará as pautas ao futuro prefeito Eduardo Paes. Tenho fé que, além de dar continuidade ao projeto, iremos ampliá-los

– Em relação à Cidade das Artes Marciais, qual a previsão para a segunda leva de homenageados?

Com o apoio do futuro prefeito Eduardo Paes e do Secretário de Fazenda Pedro Paulo, a previsão é que no começo do próximo ano já tenhamos uma grande leva de homenageados na Calçada da Fama. O mestre Roberto Leitão se foi no último dia 28, mas recebeu ainda em vida a homenagem na Calçada da Fama das Artes Marciais.

– Qual a importância de homenagear nossos ídolos ainda com eles presentes?

O mundo da luta está de luto. O mestre Roberto Leitão, através da Luta Olímpica, transformou milhares de vidas. Tive a honra de poder prestar a última homenagem em vida, eternizando seu nome na Calçada da Fama. Existe uma Lei Federal que impede praças e logradouros de receberem nomes de pessoas em vida, então, quando idealizei o projeto Calçada da Fama, tive como um dos principais objetivos poder reconhecer em vida os grandes feitos dele deixados para nossa cidade e nosso país.

Recomendado para você


Comentários