Representante do Comitê Olímpico Italiano visita projeto social de jiu-jitsu no Complexo da Maré
Por: Redação
Publicada: 03/04/2025 - 10:01

O delegado do do Comitê Olímpico Nacional Italiano (CONI) Alfredo Apicella, mestre de karatê e responsável por introduzir no Brasil o MGA (Método Global de Autodefesa), visitou nesta semana o Projeto Geração Maré, iniciativa que oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu e outras atividades esportivas no 22º Batalhão da Polícia Militar, no Complexo da Maré, no Rio.
A ação social, desenvolvida em parceria entre Legião da Boa Vontade (LBV), Rádio Brasil e Polícia Militar, já beneficiou mais de 160 crianças, algumas de origem Italianas jovens e adultos, promovendo inclusão social e melhorando a relação entre a comunidade e as forças de segurança.
“O projeto significa a integração entre a polícia, comunidade e as instituições para ver o policial de uma forma diferente, e o benefício é muito bom. Não tem coisa mais bela de ver uma criança abraçando um policial. Só integrando e criando uma cultura do bem que teremos um mundo melhor. Parabéns à LBV por apoiar iniciativas como esta”, destacou Alfredo Apicella, que revelou ter conhecido o trabalho desenvolvido pela LBV e pela Super Rádio Brasil após uma indicação da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) em Viena.
Apoiado pela Secretaria de Esporte do Estado do RJ e empresas como Tintas Nacional, Unisuam, Prime Esporte e Boomboxe, o programa busca ampliar oportunidades por meio do esporte e da educação. A comitiva italiana também visitou o Centro Educacional José de Paiva Netto, da LBV, em Del Castilho.
A visita reforçou a cooperação entre as instituições, seguindo debates iniciados no seminário “O Esporte como Prevenção da Violência e do Crime em Áreas Urbanas de Alto Risco”, realizado no Instituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro.
Defesa pessoal na PM do Rio
O MGA, desenvolvido na Itália para aplicações civis e profissionais, foi adaptado pela PM do Rio através de Apicella e serviu de base para a criação do Método de Defesa Pessoal Militar (MDPM). O sistema aprimorou técnicas defensivas e ofensivas dos policiais, tornando-se parte essencial do treinamento institucional.