Rogério Minotouro e o filantropo Renan Schineider comemoram o sucesso de novos núcleos do Instituto Irmãos Nogueira
Por: Redação
Publicada: 02/08/2022 - 12:32
As lendas Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, com apoio da Enel e da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, implementaram recentemente mais dois núcleos do Instituto Irmãos Nogueira, em Macaé e Maricá, no estado do Rio de Janeiro.
Captado via lei de incentivo ICMS, o projeto leva a doutrina das artes marciais a crianças, adolescentes e jovens de comunidades carentes, ensinando não apenas a parte técnica das lutas, mas também a disciplina e a cidadania.
Juntas, as unidades atendem mais de 600 crianças e adolescentes em contra-turno escolar. De acordo o gestor do projeto, Renan Schneider, a procura por vagas foi grande e em 45 dias todas já haviam sido preenchidas, além de uma grande lista de espera.
Às segundas, quartas e sextas, acontecem as aulas de jiu-jitsu; terças e quintas, de boxe e muay thai. Ambas as unidades são estruturadas com placas de tatames e equipamentos para a prática de lutas de excelente qualidade. Inclusive, em maio, foram entregues 270 kimonos para essas unidades, conforme contou Renan Schineider, gestor do Instituto, que tem Rogério Minotouro como presidente.
É obrigatório que todos os alunos estejam matriculados em escolas públicas. Visando ensinar valores educacionais e sociais, os 10 minutos finais de cada aula são reservados ao chamado “momento do mestre”, etapa em que os professores abordam temas necessários para a sociedade, como disciplina, ética, moral, trabalho em equipe e combate ao preconceito e ao racismo.
Assim como as demais unidades do Instituto Irmãos Nogueiras, que desde o ano de 2010 atendem a milhares de jovens pelo estado, esses novos polos funcionam com captação via Lei de Incentivo ao Esporte e contam com o patrocinado pela Secretaria do Estado de Esportes, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro e a Enel e apoiado com locais de execução pelas secretarias dos municípios beneficiados.