Muito mais que a luta: a importância do storytelling para eventos de combate

Publicada: 17/10/2022 - 15:17


Criador do método “Engenharia da copy”, Denis Cruz cita benefícios do uso da estratégia na divulgação de lutas

Antes do UFC, Pride FC já utilizava a técnica (Foto: Zuffa)

Grandes marcas e empresas sempre buscam inovar para conseguirem a promoção de seu produto, para atrair cada vez mais a atenção de novos clientes. No MMA isso também é aplicado. Com a visão de olhar o esporte como um produto, os organizadores do esporte de combate também buscam métodos para conseguir um público maior nas lutas.

Dito isso, é muito importante que além do embate entre os dois lutadores, o público se sinta parte daquele evento e da história de cada lutador, para assim, se sentir pertencente ao combate e aquele momento que será contado no ringue ou no octógono. Para isso, um dos métodos que podem ser utilizados na promoção do evento, é o storytelling.

O storytelling é a habilidade, principalmente no marketing, de promover o seu produto através de uma história, que seja envolvente, elaborada, persuasiva e assim, que chame atenção do espectador, se tratando de uma luta. Especialista no método copywriting high-ticket, criador do método “Engenharia da copy” e um dos organizadores nessa área da primeira edição do Fight Music Show, Denis Cruz explica a importância do método na promoção de uma luta e citou alguns gatilhos mentais que podem ser utilizados.

“O que normalmente chama a atenção e coloca a diferenciação dentro do processo? A narrativa. Quando você cria uma narrativa com o contexto no emocional, faz com que consiga atrair mais consumidores, pois o evento não será mais sobre a luta (evento), mas sobre a luta do atleta com algo. Então, o storytelling tem o poder de colocar o sentido na causa da luta”, afirmou Denis.

“A antecipação é muito forte. Pertencimento, pois a pessoa se sente pertencida a contribuir aquela causa, acho que seja o gatilho mais forte, e uma urgência em ajudar as pessoas. Se tratam de pessoas com fama, com relevância, então para ela, aquilo é urgente. Então, são esses três gatilhos: Antecipação, Pertencimento e relevância”, completou.

Denis também explicou a importância para negócios como o mundo da luta se utilizarem do storytelling para chamarem atenção e assim, conseguirem ganhos.

“Pessoas se conectam com pessoas. Quando vou desenvolver um processo de storytelling, eu preciso ouvir qual a história de superação do dono daquele negócio. O que ele fez para dar certo? Quais os passos para aquilo? O que ele acertou? O que ele errou? E o storytelling mostra duas situações que são relevantes hoje: a vulnerabilidade e o sucesso. Conseguir colocar o negócio nos dois contextos é muito importante”, concluiu.


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