Sul Americano de Jiu-Jitsu Desportivo dá início ao Grand Slam do Circuito Mineirinho em grande estilo

Publicada: 25/03/2025 - 18:53


Sul Americano de Jiu-Jitsu Desportivo ficou marcado por disputas de alto nível (Foto Betamax)
Sul Americano de Jiu-Jitsu Desportivo ficou marcado por disputas de alto nível (Foto Betamax)

Válido pela segunda etapa do Circuito Mineirinho 2025 – organizado pela CBJJD -, o Sul Americano de Jiu-Jitsu Desportivo agitou a Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca-RJ, durante o último fim de semana (22 e 23/03) com disputas de alto nível.

No sábado (22), os atletas do juvenil, adulto e master entrarem em ação, com título da Double Five por equipes, seguida pela GFTeam em segundo e a Top Brother em terceiro. Game Fight JJ e Nova União completaram o Top 5.

“Vim liderar a Double Five aqui no Sul Americano de Jiu-Jitsu Desportivo a pedido do meu mestre, Leandro ‘Tatu’ Escobar, que está lá fora, e depois de bater na trave na primeira etapa nós entrarmos com força total e o resultado foi ótimo, com o primeiro lugar no juvenil, adulto e master”, celebrou Formiga.

Já no domingo (23), foi a vez das crianças roubarem a cena, com o Instituto Vencedores em Cristo vencendo as disputas do kids (pré-mirim ao infanto-juvenil) e Top Brother, R1NG BJJ, Nova União e Geração UPP vindo na sequência, respectivamente.

Presidente da CBJJD, Rogério Gavazza exaltou o sucesso do Sul Americano de Jiu-Jitsu Desportivo, que abriu o Grand Slam do Circuito – consistindo também no Pan Americano, Brasileiro e Mundial. E os faixas-preta (adulto e masters 1/2 masculino) que vencerem peso e absoluto em todas as quatro etapas vão ganhar passagens extras para lutar pela ISBJJA na Europa em 2026.

“Tivemos casa cheia nos dois dias, um nível altíssimo, sem contar que o Sul Americano abriu o nosso Grand Slam, que vai dar passagens internacionais extras. Cada vez mais procuramos oferecer uma melhor estrutura e premiação, caso do prêmio Atleta Mineirinho Gold Team, que será dado para os melhores do ano nas classes infantil (7 a 12 anos) infanto-juvenil (13, 14 e 15 anos), juvenil (16/17 anos) e adulto faixa-azul. Os vencedores receberão uma bolsa mensal de janeiro a dezembro através de um contrato com a Federação, e além disso, isenção das taxas de inscrição em todas as competições do ano, quimono para competir nas etapas, entre outros apoios”.

Na faixa-preta, destaque para João Gabriel Santos (A União Trevo – CT Barão), campeão do absoluto adulto, além de Raphael Guerra (Double Five) no master 1 e Raphael Nobrega (Top Brother) no master 2. Entre as mulheres, os títulos do peso aberto foram para Larah Reis (Fernando Tererê) na faixa-marrom, Maria Ventapane (A União Trevo – CT Barão) na roxa e Gabrielly Oliveira (FJU BJJ) na azul.

Disputas kids mais uma vez foram uma das grandes atrações (Foto Betamax)
Disputas kids mais uma vez foram uma das grandes atrações (Foto Betamax)

Fora dos tatames, uma presença ilustre foi a de Dedé Pederneiras. O renomado professor, faixa-coral de Jiu-Jitsu e presidente do Shooto Brasil acompanhou de perto seu filho mais novo, Matheus, fazer bonito ao conquistar o título da categoria 48kg na faixa-branca infanto-juvenil 2. Em entrevista, elogiou a importância de circuitos como o Mineirinho.

“O Circuito Mineirinho é um dos grandes circuitos que a gente tem no nosso cenário e é sempre muito bom ter esse tipo de competição como o Sul Americano Jiu-Jitsu Desportivo, porque o esporte acaba crescendo de maneira regional e, consequentemente, nacional”, exaltou Dedé.

Valendo pontos importantes no ranking do Circuito Mineirinho 2025, o Sul Americano de Jiu-Jitsu Desportivo ainda realizou o sorteio de uma área de 40m2 de tatame e 20 quimonos, prática que continuará acontecendo durante todas as oito etapas da temporada. Ao fim do ano, os destaques do ranking também serão premiados com passagens para disputar a Eurocup 2026 da ISBJJA, em Portugal.

A próxima e terceira etapa, vale citar, está marcada para os dias 10 e 11 de maio, quando o Velódromo será palco do Pan Americano de Jiu-Jitsu Desportivo. As inscrições para o campeonato já estão abertas no site www.cbjjd.com.br.

Recomendado para você


Comentários