Sul-americano de jiu-jitsu inclusivo: alunos de projeto de Itaguaí conquistam cinturões

Publicada: 23/09/2025 - 8:02


Projeto de Itaguaí brilhou na competição – Foto: Divulgação/SJJSAF

O Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu Inclusivo da Sport Jiu Jitsu South American Federation (SJJSAF), realizado neste domingo (21) no CEFAN da Marinha, na Penha, Zona Norte do Rio, foi marcado por conquistas especiais para os alunos do projeto Itaguaí Ação, Esporte e Inclusão. Ao todo, 28 atletas representaram o município e mostraram superação dentro e fora dos tatames.

O destaque ficou por conta de dois cinturões inéditos: Luana Regina, 35 anos, autista, e Gabriela Feijó, 27 anos, com síndrome de down, alcançaram o feito após completarem 10 participações na competição, requisito necessário para a conquista. As duas emocionaram o público ao subirem ao pódio, simbolizando a força da inclusão por meio do esporte.

O evento também teve um momento especial para o professor do projeto, André Seabra, que organiza a equipe e é diretor de jiu-jitsu inclusivo da SJJSAF, recebeu a graduação de 6º grau da faixa-preta. Seabra soma 36 anos de prática no jiu-jitsu, 24 deles como faixa-preta, além de 29 anos dedicados ao ensino da modalidade.

“A cada dia é um novo aprendizado. Fico muito feliz por ter o privilégio de, em algum nível, poder fazer parte da vida desses alunos. A cada campeonato eles superam as expectativas. A felicidade dos pais em ver os filhos interagindo, socializando e se desenvolvendo, com certeza, vale mais do que a medalha. Não tem preço”, destacou Seabra.

Recomendado para você


Comentários