Transformando vidas na Maré: alunos de projeto social recebem novos kimonos
Por: Redação
Publicada: 04/02/2025 - 11:08
Na última sexta-feira, o Centro de Instrução Especializada e Pesquisa Policial (CIESPP), localizado na comunidade Roquette Pinto, no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, recebeu a entrega de novos kimonos para os jovens do projeto social “De Portas Abertas”.
A ação foi promovida pela Legião da Boa Vontade (LBV) em parceria com a Super Rádio Brasil – que há 16 anos incentivam projetos sociais voltados às artes marciais -, da Brazil Combat, Tintas Nacional e a Polícia Militar, com o objetivo de proporcionar um novo caminho de oportunidades para os moradores da comunidade através do jiu-jitsu, fortalecendo o vínculo social e educacional dos jovens.
A faixa-azul de jiu-jitsu Elisandra Rodrigues, de 19 anos de idade, é uma das beneficiadas. Recentemente aprovada para o curso de Administração na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), ela relembrou com carinho o impacto do projeto em sua vida.
“Devo muito ao projeto e ao meu professor, Carlos Castro (professor de jiu-jitsu do projeto), que me incentivou, me ajudou a me colocar nesse lugar, abriu minha mente e os caminhos me fazendo acreditar que eu passaria numa Federal. Na nossa idade, a gente acha que não é a nossa realidade, mas é, sim, a nossa realidade. Tenho certeza que, assim como eu, outros alunos do projeto também conseguirão”, destacou.
Parte do projeto desde 2023, Elisandra reforçou como o ambiente do CIESPP e o apoio dos professores e colegas a ajudou a melhorar tanto o lado físico quanto mental.
“Melhorou muito a minha saúde mental, pois aqui eu me acalmo. Aqui também fiz muitos amigos, o que me faz sentir acolhida. Também melhorei minha condição física, já que passei a praticar uma atividade física, coisa que eu não fazia antes. Quando cheguei aqui, estava em sobrepeso, mas, através de instruções do que fazer e como fazer, melhorei minha alimentação”, salientou a jovem.