Transplante capilar: Dr. Joel Lacerda cita cuidados para lutadores após tratamento

Publicada: 15/02/2023 - 12:00


Cuidar da aparência é uma forma de melhorar o desempenho, afinal, uma boa autoestima é determinante para como vamos lidar com o nosso cotidiano. A perda capilar é um dos fatores que afeta a autoconfiança, mas pode ser resolvida com o transplante capilar. Mas, uma das dúvidas sobre o tratamento gira em torno de por quanto tempo será necessário se afastar do trabalho após o procedimento. Para lutadores, por exemplo, que lidam com o risco de se machucar, existe uma forma de evitar danos no tratamento recém-feito.

De acordo com o Dr. Joel Lacerda, médico cirurgião de transplante capilar, o tratamento do qual é especialista não exige afastamento muito longo das atividades laborais. Mas, ele ressalta que isso também dependerá de qual é o tipo de atividade exercida.

“Por exemplo, um lutador, ou um surfista que pegará uma onda, ou alguém que terá que por capacete, não é recomendável que faça imediatamente suas atividades. Mas, é possível fazer home office ou outra atividade que não será necessário colocar nada na cabeça. Isso em caso de alta laborativa, mas existe também a alta social”, disse.

“Na alta social, você vai para casa e terá um inchaço no rosto por cinco dias, por conta de uma solução que será colocada na cabeça para podermos trabalhar com conforto e segurança. Esse líquido é absorvido, e também desce pela questão da gravidade. Leva em torno de cinco dias para o rosto desinchar. Portanto, não é desejável que se faça qualquer atividade social, com o rosto inchado. Já as casquinhas, cairão entre sete em 10”, completou.

Quanto à prática de atividade física, o Dr. Joel alerta que existe a exposição ao risco de acidentes. Os lutadores, por exemplo, podem ter a cabeça esfregada no chão durante a luta. O médico explica que, quando o paciente deixa o centro cirúrgico, os folículos estão recém-implantados e vulneráveis, e podem sair do lugar por não estarem fixados pela cicatrização.

“No dia seguinte ao da cirurgia, não é permitido tocar ou molhar o folículo. O paciente deixou a clínica com um curativo na área doadora – parte do corpo de onde foram tirados os folículos para implantar na cabeça. Após tirar o curativo, entre 24 e 48 horas depois do procedimento, poderá lavar a cabeça”, explicou.

Ainda segundo o Dr. Joel Lacerda, após o terceiro dia é possível fazer espuma com shampoo na mão e palpar a área do folículo, mas sem esfregar é só enxaguar com um jato fraco de água. Após o quinto dia, o shampoo poderá ser passado direto na cabeça. Já no sétimo dia, os folículos estarão fixos, podendo, então, lavar a cabeça normalmente. 

“Você poderá fazer o impacto que quiser depois de sete dias do implante. A única proibição é quanto à exposição solar, mas, nesse caso, é possível usar boné para se proteger. Em até trinta dias, os cabelos transplantados cairão e você pode voltar a ser quem era, com seus cabelos nativos após o transplante cair. A partir do terceiro mês começam a nascer os cabelos transplantados, e novos fios vão crescer até um ano, até resolver toda a calvície”, concluiu.

Recomendado para você


Comentários