Ucha Valverde lidera ranking da IBJJF e destaca superação até o topo; confira

Publicada: 16/08/2024 - 1:05


Ucha Valverde se superou pra voltar em grande estilo ao Jiu-Jitsu (Foto Felipe Diniz)
Ucha Valverde se superou pra voltar em grande estilo ao Jiu-Jitsu (Foto Felipe Diniz)

Depois de 1 ano e 3 meses competindo em todos os eventos de Jiu-Jitsu que teve oportunidade, a faixa-preta Ucha Valverde finalmente chegou onde queria: no topo do ranking da IBJJF no feminino master 2 meio-pesado.

A confirmação veio no último fim de semana (10 e 11/08), quando Ucha Valverde disputou – e venceu – o Floripa Winter International Open, realizado em Florianópolis-SC, somando os pontos necessários para assumir a liderança do ranking na sua categoria.

Para chegar no topo, porém, a trajetória da faixa-preta da Alliance não foi fácil. Sem lutar desde 2019, Ucha encarou a pandemia, um pós-parto complicado, e depois de quase 4 anos, retornou às competições em 2023.

“O último campeonato que eu lutei foi antes da pandemia, o Mundial de Jiu-Jitsu, aí veio o Covid-19, tive dois filhos, uma complicação pós-parto, passei alguns dias na UTI, mas saí dessa situação e isso me deu ainda mais vontade de competir, voltar com tudo”, disse a atleta, que completou:

“O Jiu-Jitsu sempre foi a minha maior paixão, então assim que eu me recuperei, passou toda aquela tensão, falei que iria voltar a lutar e queria o primeiro lugar da minha categoria no ranking da IBJJF”.

Atualmente aos 40 anos e mãe de 3 filhos, além de designer de joias e empresária, Ucha Valverde fez seu retorno no Brasileiro de Jiu-Jitsu do ano passado, quando também estreou na classe master 2. Desde então, empilhou competições e títulos até chegar no seu objetivo.

“Durante 15 meses eu lutei todos os eventos que consegui… Do Grand Slam, só faltou o Europeu, mas competi o Pan, Brasileiro e Mundial. Recentemente, fui campeã do Internacional Masters South America 2024, mas quando acabou o evento, vi que ainda faltavam 18 pontos para eu ficar em primeiro no ranking. Refleti que não tinha trabalhado tanto para ficar em segundo, me inscrevi no Floripa Open, venci e cheguei na liderança que tanto sonhei”, celebrou.

Feliz com a vida e de volta ao alto nível, a faixa-preta da Alliance irá fechar sua temporada no Mundial Master 2024 da IBJJF, entre 29 e 31 de agosto, em Las Vegas (EUA), quando também vai fazer sua estreia no master 3 e descer para o peso-médio.

Recomendado para você


Comentários