World Boxing anuncia a criação da Confederação Pan-Americana de Boxe

Publicada: 15/01/2025 - 14:35


Iniciativa tem o objetivo de revitalizar e fortalecer o boxe brasileiro no continente – Foto: Divulgação

A World Boxing, em colaboração com federações nacionais das Américas, anunciou a formação da Panamerican Boxing Confederation, um marco no fortalecimento do esporte no continente. O primeiro Congresso da entidade está marcado para 15 de março, na Cidade do Panamá.

A criação da Panamerican Boxing Confederation teve participação ativa do Presidente da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), o Dr. Marcos Brito, que faz parte do conselho executivo interino, colaborando com a formação administrativa e de gestão da nova Confederação das Américas.

Nas palavras do presidente, “a Panamerican Boxing Confederation não é só uma nova entidade que irá organizar o Boxe nas Américas, mas a garantia da continuidade do pensamento olímpico no Boxe. Ajudar a constituir uma entidade de regimento internacional com esse pensamento me deixa empolgado com o futuro do boxe olímpico”.

Dr. Brito ainda emendou: “Mostramos ao mundo que o Brasil tem muito a colaborar com o boxe, não somente com uma seleção altamente competitiva, mas também nas áreas de gestão administrativa, médica, antidoping, arbitragem, organização de competições e muito mais, o que me deixa muito feliz por serem metas de minha gestão, e que vejo se concretizarem”.

A nova Confederação surge como fruto de dois anos de progresso da World Boxing e conta atualmente com a filiação de 17 federações nacionais. Durante o Congresso inaugural, serão aprovados estatutos, eleita a liderança executiva e definidas diretrizes operacionais.

O evento também incluirá eleições para sete cargos na diretoria e quatro presidências de comitês, abrangendo áreas como Médica e Antidoping, Jurídica, Auditoria e Finanças, além de Esporte e Competição.

A preparação para o Congresso conta com a criação de um painel de análise independente, que avaliará as candidaturas para os cargos de liderança. Segundo a entidade, a iniciativa reforça o compromisso da Confederação com a transparência e governança no esporte.

Recomendado para você


Comentários