Fofão: “Macris está acima das demais. Fez a Mara fazer uma Superliga incrível”
Por: Portal RedeTV
Publicada: 24/09/2020 - 20:40
Fofão quer Macris em Tóquio e aponta três possíveis reservas
A campeã olímpica nos Jogos de Pequim-2008, Fofão, participou, na noite de quarta-feira, de uma live do projeto “Tabelando”, do Sesc Santo Amaro, no YouTube, para falar sobre sua carreira. A live contou com a presença da ex-companheira de clubes e de Seleção Brasileira, a ex-ponteira Virna – as duas conqistaram, juntos o bronze nas olimpíadas de Atlanta-1996 e Sydney-2000 -, a historiadora Kátia Rúbio e o jornalista Rodrigo Grillo, que escreveram a biografia da Fofão “Toque de Gênio”.
Entre casos inusitados da carreira e fatos que estão no livro que relata a sua vida, Fofão falou sobre qual levantadora, em sua opinião, deve ir para Tóquio-2020 e ela cravou que Macris, do Itambé/Minas, é a mais apta atualmente.
– Pra mim, hoje, a Macris está um um pouco a frente das demais. E como reserva, eu estou em dúvida entre três: Fabíola, Roberta e Dani Lins. Elas vivem momentos parecidos. Vai decidir quem estiver melhor na véspera do Olimpíada. Essas três acho que estão no mesmo nível. Vai depender de como elas forem ao longo da Superliga.
Virna também acredita que Macris vive um melhor momento e acha que Dani Lins deve ser a segunda levantadora em Tóquio:
– Macris e Dani Lins, por ter mais experiência internacional. Na verdade, eu preferia a Fofão, né – brincou a ex-ponteira.
Para Fofão, a levantadora tem o poder de melhorar o jogo das atacantes e essa foi uma preocupação que ela sempre teve enquanto jogava.
– Acho que a levantadora tem de fazer o time, modificar a estrutura do time. Essa era a minha função, essa é a função da levantadora.
A campeã olímpica elogiou as atuações de Macris, eleita cinco vezes a melhor levantadora da Superliga:
– A Macris está fazendo todo mundo jogar. Ela fez a Mara fazer uma Superliga incrível. E as pessoas nem percebiam a Mara. Não é que a Mara não é uma boa jogadora. É que ela colocou a Mara pra jogar. Fez a Carol fazer uma Superliga incrível. A Carol sempre foi uma boa jogadora, mas não era uma jogadora que recebia muitas bolas a Carol hoje virou uma central de segurança. Eu gosto quando a levantadora desafia essa coisa de “ah, a jogadora não é boa”, “ah, a jogadora é fraca”. Eu acho que hoje isso é que a Macris tem de diferencial em relação às outras – disse Fofão.