Sada/Cruzeiro e Betim prontos para sediar o Mundial de Clubes pela quarta vez

Publicada: 23/10/2019 - 10:03


Formato do Mundial de Clubes deste ano será diferente
Sada-Cruzeiro-e-o-título-do-Mundial-de-2013
Sada Cruzeiro e o título do Mundial de 2013 (Divulgação/Sada Cruzeiro)

O Campeonato Mundial de Clubes 2019, torneio da Federação Internacional de Voleibol – FIVB, será sediado em Betim-MG pela quarta vez, entre os dias 3 e 8 de dezembro, tendo o Sada/Cruzeiro como anfitrião. O time celeste venceu uma disputa que contou com equipes de vários países tentando sediar o torneio. Palco do Mundial em 2013, 2015 e 2016, Betim foi sucesso de público nas edições que recebeu, e agora o Ginásio Divino Braga terá de novo os confrontos entre os maiores clubes de voleibol do mundo.

Nos últimos dois anos a competição foi disputada na Polônia, país que também tem uma grande tradição no vôlei. Agora, com a disputa voltando ao Brasil, o time anfitrião e autoridades da cidade de Betim se organizam para o grande evento, que contará também com atrações culturais e ações para divulgação e incremento do turismo no estado, no período da competição.

Este ano o campeonato terá um formato um pouco diferente e mais enxuto, com quatro dos principais times do mundo na briga pelo título, priorizando o índice técnico. Atual campeão do Sul-Americano, o Sada/Cruzeiro já contava com sua vaga garantida. Ainda assim, decidiu sediar a 15ª edição do torneio, que contará também com o campeão europeu Lube Civitanova, da Itália, o vencedor do Mundial em 2017, o russo Zenit Kazan, e o vice-campeão mundial em 2014, o Al-Rayyan, do Qatar, representando o continente asiático.

O-ginásio-Divino-Braga-sedia-o-Mundial-pela-quarta-vez
O ginásio Divino Braga sedia o Mundial pela quarta vez (Sada Cruzeiro/Divulgação)

Na primeira fase do Mundial de Clubes os quatro times duelam entre si para decidir a ordem de classificação. Na sequência, as semifinais são disputadas em cruzamento olímpico e a decisão acontece entre os vencedores, enquanto os derrotados duelam pelo terceiro lugar.

Único brasileiro a ostentar o título máximo entre clubes, o tricampeão Sada/Cruzeiro venceu todas as edições que sediou em Betim, em 2013, 2015 e 2016.

– Para nós, é uma alegria trazer novamente o Mundial de Clubes para o Brasil e sediá-lo em Betim, a cidade onde o Sada Cruzeiro nasceu e que ama o esporte e o voleibol. Estamos trabalhando junto com a FIVB para organizar um grande evento, assim como fizemos nas edições anteriores, com muito envolvimento de todos e sucesso de público”, afirmou o diretor esportivo do Sada/Cruzeiro, Flávio Pereira.

Recomendado para você


Comentários