DJ Vinn analisa a ‘game music’

Publicada: 20/01/2023 - 14:13


Para o produtor musical, exemplo de Alok explícita o potencial setor do universo geek que passa a despertar a atenção de renomados artistas da música eletrônica

A conexão entre a música eletrônica e mundo geek fortalecida nos últimos anos ultrapassa décadas. Na linha do tempo apresentada pela indústria dos jogos eletrônicos, o game “Rally-X”, lançado na década de 1980, inaugurou a tracklist ouvida pelos aficionados do segmento de games no mundo.

Na visão do produtor musical Vinícius Cardoso, o DJ Vinn, o avanço da tecnologia permite a evolução e o crescimento deste atual mercado de atuação para os profissionais da música. Segundo especialistas no assunto, o estilo eletrônico se consagra dentro do universo geek, em 1996, com o lançamento do jogo “PaRappa the Rapper”, da Sony, sequenciado por games como “Rez for the Dreamcast”, que buscou inspiração na house music europeia.

“Nessa época começava a se discutir a chamada game music. Atualmente um nicho de mercado que mantém constante evolução”, lembrou o DJ Vinn. “Me recordo da Dance Dance Revolution, um jogo que ganhou até campeonato mundial, sendo que um dos vencedores se consagrou como DJ”, completou.

Após a primeira década deste século, com um dos campeões de vendagem para PlaylStation 2 e 3, Xbox 360 e Wii, o “DJ Hero”, sucesso entre crianças e adultos, a indústria passou a contar com a presença de DJs em suas equipes de desenvolvimento. A criação de trilhas especiais passou a fazer parte do processo de criação dos jogos e se tornaram clássicos, como Skrillex (em “Tony Hawk’s Pro Skater 5”) e DeadMau5 (em “Test Drive Unlimited 2”). Jogos como Fortnite, Grand Theft Auto V (GTA), entre outros sucessos apresentadas por renomados DJS da cena eletrônica. No primeiro, Marshmello, Diplo, Deadmau5, Dillon Francis, Major Lazer e Steve Aoki.

“O DJ brasileiro Alok é o caso de profissional que se destaca na área. Aliás, ele é uma pessoa bastante envolvida com este segmento tendo inclusive uma equipe de gamers no Garena. O DJ se tornou um nome de inspiração e motivação para os novatos que buscam trilhar o sucesso dentro deste mercado”, finalizou Vinn.

Além de Alok, outros DJs lançaram seus games independente, como Avicii com “Invector” (jogo para Playstation e PC de 2017); Steve Aoki com “BeatBomb” em 2019 (jogo para IOS) e Alan Walker com “The Aviaton Game” (jogo para IOS e Android de 2021).

Recomendado para você


Comentários