DJ Jackal explica como a música pode influenciar na performance durante os treinos

Publicada: 01/12/2022 - 11:16


Músicas servem para animar atividades físicas e ritmo pode determinar a intensidade delas.

Foto: Arquivo pessoal

A música é uma grande parceira em diversos momentos da vida. Na prática de esportes não é diferente. Ela pode ser mais do que uma simples distração e se tornar uma aliada da atividade física, inclusive, ditando o ritmo que elas serão desenvolvidas. Inclusive, nas academias de jiu-jitsu, a caixa de som pareada via Bluetooth no celular é quase tão comum quanto o quadro de Carlos Gracie na parede.

Segundo o DJ e produtor musical Jackal, é possível montar sua playlist de acordo com as atividades físicas que irá praticar. As batidas podem ser determinantes para o desenvolvimento de cada exercício. Ele explica que, para quem está em um treino de academia, as mais aceleradas são mais indicadas. Porém, quem pratica yoga, por exemplo, prefere as mais calmas, para ajudar na concentração.

“Posso dizer que a música e o esporte andam lado a lado, e isso vai além da minha visão como músico. Existem pesquisas que comprovam como elas podem estimular o desempenho físico, seja em uma corrida, treino de academia ou até mesmo nos esportes mais leves”, disse.

A pesquisa citada por Jackal foi feita pela Universidade de Verona, na Itália, e publicada no artigo do periódico acadêmico “Frontiers in Psychology”. Nela, os pesquisadores reuniram um grupo de pessoas para praticar atividades físicas diferentes sob a influência de estímulos musicais. Nisso, descobriram que os ritmos mais acelerados são eficazes para estimular a vontade de fazer os exercícios e influenciaram, inclusive, no humor durante os treinos. Além disso, notaram que as canções estimulam a frequência cardíaca e amenizam os esforços.

“A música está diretamente ligada às nossas emoções, e não seria diferente na prática de exercícios, afinal, ela é estimulante. Uma prova disso é a prática de spinning nas academias. Enquanto as pessoas pedalam, estão ouvindo músicas agitadas, remixadas. Isso empolga e motiva”, comentou.

“A minha dica é montar sua playlist com as suas músicas preferidas, e dar o play no treino. A música tem o poder não só de estimular os exercícios, mas também ajuda a gente a se desligar de outras coisas. Com ela o tempo passa mais rápido e o esporte se torna mais prazeroso. Então, para quem quer terminar o dia com uma boa prática de atividade física, ela pode ser uma aliada”, concluiu.


Recomendado para você


Comentários