Equipe Thai Team realiza exame de graduação no Muay Thai; veja os detalhes

Publicada: 01/12/2021 - 9:35


A manhã do último domingo, dia 28, foi de ascensão para mais de 100 alunos da academia Thai Team, do mestre Phillip Lima. No Ginásio Tijuca Tênis Clube, clube histórico nos esportes de combate do Rio de Janeiro, os lutadores prestaram Exame Nacional de Graduação e foram submetidos à avaliação do mestre Phillip e seus Graus Preta.

Revezando-se em duplas, os atletas deviam mostrar domínio das técnicas da sua categoria, o que lhes permitiria avançar e mudar a cor da faixa, além também de testes físicos, sparring e uma prova escrita sobre conhecimento do esporte.

O exame é dividido por graduação, com as avaliações sendo conduzidas pelos mestres examinadores e aumentando em exigência conforme a faixa. Os atletas fazem um rodízio para que as duplas variem, e nas primeiras categorias o foco é na técnica, sendo que devem executar o golpe ordenado pelo mestre. “O exame é em cima da técnica e não da luta”, explica Phillip Lima.

Faixas e cores para incentivar busca pela excelência

Phillip Lima explica que conquistar essas faixas é muito importante para os atletas. O mestre inicia explicando que na Tailândia, berço do Muay Thai, não existem faixas, pois lá é uma luta ligada à cultura. Como no Brasil é esporte e busca pela saúde, as faixas foram instituídas como um estímulo.

O exame também teve como atração algumas breves demonstrações de técnicas com o lutador do UFC e membro da equipe, André Muniz Sergipano.

A ascensão maior da graduação, o Prajied Preta (máxima graduação), aconteceu de maneira emocionante e surpreendente. Os lutadores Nathan, atleta da filial da equipe, em Minas Gerais, e Bruno “Korea”, lutador internacional com passagens pelo UFC, entre outros grande eventos, fizeram seus exames para receber o grau preto, passando por uma verdadeira guerra com todos os Prajied Preta da equipe, incluindo o mestre Phillip Lima.

Maior emoção do dia

No momento máximo da graduação, a entrega do Prajied Preto, surpreendendo a todos, o mestre Phillip chamou ao centro da roda de alunos a atleta Fernanda, lutadora portadora de câncer, passando por tratamento, recebeu o grau máximo do esporte. “Ela vem dando a todos da equipe um grande exemplo de vontade de viver e que não se deve ser entregar nunca, uma verdadeira guerreira que dia a dia dá uma lição de vida a todos”, disse o mestre.

Exame de graduação teve momento emocionante com atleta que vem batalhando contra o câncer (Foto: Divulgação)

A surpresa emocionou a todos, inclusive ao mestre, que com a voz embargada, fez um lindo discurso sobre o convívio com a lutadora pelos últimos 10 anos. O momento fechou o dia com chave de ouro.

Recomendado para você


Comentários