Especialista Tiago Lyrio explica a importância da rinoplastia em lutadores

Publicada: 26/10/2022 - 10:15


Procedimento pode ajudar lutadores (Foto: Divulgação)

Um dos principais procedimentos de estética realizados no Brasil, a rinoplastia – popularmente conhecida como cirurgia no nariz – é utilizada para melhorar o desempenho de lutadores de MMA.

“Existem vários estudos que comprovam a queda do rendimento do atleta quando comparada a respiração pela boca com a pelo nariz. De forma resumida, um lutador de MMA pode ficar cansado mais rápido, ter seu rendimento e a capacidade de concentração diminuídos se houver sintomas de obstrução nasal”, explicou Tiago Lyrio, especialista em rinoplastia.

O procedimento é realizado para corrigir a deformidade que às vezes atinge o nariz dos atletas. O desvio de septo é quando o nariz sofre alteração no seu formato, seja pelo crescimento natural do osso ou gerado por algum trauma como, por exemplo, um golpe durante uma luta.

“Várias são as causas, pode ser congênito ou manifestar-se na infância, durante o desenvolvimento dos ossos da face. Além disso, pode ser secundário como causado por processos inflamatórios, infecciosos ou alérgicos. No caso de profissionais do MMA, o desvio do septo pode ser provocado por traumatismos na região”, explicou o doutor.

Nas pessoas com o nariz saudável, o septo é alinhado entre as narinas. Já os pacientes que sofrem desse mal, ele é encurvado. Além dos impactos gerados em suas atuações no tatame, o atleta pode ter seu descanso afetado por não conseguir atingir altos estágios de sono.

“É importante dizer que nem todo paciente que apresenta o desvio do septo vai apresentar sintomas. Quando provocar graus variados de obstrução nasal, os sintomas podem ser: respiração pela boca, dificuldade para dormir, apneia do sono, ronco, cansaço e até mesmo dores de cabeça“, concluiu o especialista.

Recomendado para você


Comentários