Chef Davi Laranjeira aconselha lutadores a trocarem alimentos industrializados por caseiros

Publicada: 26/10/2022 - 10:46


Nos esportes de combate, a balança é uma adversária comum a todo atleta. Seja no boxe, no jiu-jitsu ou no MMA, e até mesmo em Olimpíadas, antes de subir ao ringue ou dojo para enfrentar um oponente, o lutador deve, primeiro, vencer a batalha contra o peso, atingido o limite de sua respectiva categoria.

Por isso, uma boa alimentação é parte fundamental nesse processo pré-luta. Não apenas nas semanas ou no mês que antecede o dia do combate, como, de preferência, na maior parte do ano, para que a descida de peso não seja um grande sacrifício. Uma forma de tornar essa “luta” menos árdua, é fugir dos processados.

Especialista no assunto e fundador do curso “Você Chef em 24 Horas”, com técnicas para fazer sua própria comida, o chef Davi Laranjeira deu dicas com exemplos de alimentos industrializados que podem ser trocados por comidas caseiras e facilitar esse árduo processo de alimentação saudável.

“Vários alimentos saudáveis podem substituir os industrializados e ultraprocessados, que são cheios de conservantes, aromatizantes, corantes e que não nos fazem bem. Um exemplo é o hambúrguer, que ao invés de comê-lo no fast food ou comprá-lo de forma industrializada, eu posso fazer o meu próprio, seja de porco, frango ou carne. O miojo pode ser substituído pelo ‘cabelinho de anjo’ que você cozinha em dois minutos e é só colocar um tempero natural. O molho de tomate, cheio de conservantes, pode ser trocado pelas passeatas ou tomate natural, por exemplo”, comentou.

Davi ainda citou que o modo de preparo de comida em casa precisa das técnicas certas para que seja benéfico e saudável, citando que a maneira correta de fazer e o sabor são fatores essenciais para o consumo contínuo e assim, melhorando a saúde e o bem-estar.

“Quando um nutricionista te passa uma dieta, você só conseguirá cumpri-la se fizer sua comida; senão, vai acabar recorrendo aos alimentos industrializados. Porém, o alimento precisa ser cozido da maneira certa, com as técnicas corretas, para que não se percam os nutrientes. Outro fator é o sabor. Se a comida que você faz não for gostosa, saborosa, ou seja, aplicar os procedimentos corretos para isso, a pessoa acaba recorrendo aos ultraprocessados. Ou seja, cozinhar com as diferentes técnicas e de maneira correta faz com que a dieta seja cumprida, melhore a qualidade de vida e que a rotina seja saudável”, concluiu.

Recomendado para você


Comentários