Evento em Nova Iguaçu encerra com chave de ouro o Festival de Lutas da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer do Rio

Publicada: 24/02/2022 - 20:03


Ao longo das três etapas, Festival de Lutas beneficiou mais de 1000 crianças e adolescentes (Foto Dai Bueno)
Ao longo das três etapas, Festival de Lutas beneficiou mais de 1000 crianças e adolescentes (Foto Dai Bueno)

No último domingo (20), o ginásio do IBC (Iguaçu Esporte Clube), em Nova Iguaçu (RJ), recebeu a terceira e última etapa do Festival de Lutas da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro. E novamente o evento, totalmente gratuito e voltado para crianças e adolescentes de projetos sociais, foi um verdadeiro sucesso, reunindo 600 jovens.

O Festival de Lutas, vale lembrar, teve início em dezembro do ano passado, com destaque para o Boxe e o Muay Thai. Na sequência, foi a vez de o Jiu-Jitsu entrar em cena em janeiro e fevereiro, com eventos organizados pela FJJD-Rio no Velódromo do Parque Olímpico e em Nova Iguaçu, respectivamente.

Responsável pela emenda parlamentar que viabilizou o Festival de Lutas, o deputado estadual Anderson Moraes comemorou o encerramento com chave de ouro na Baixada Fluminense e salientou a importância das artes marciais como um alicerce para os jovens em formação.

“Contemplamos, somente na última etapa, 600 crianças que receberam todo o material necessário para participar de um dia de competição especial. Essa iniciativa foi importante não só para Nova Iguaçu, mas para toda a Baixada Fluminense. Eu sou nascido na Baixada, então é um dia de celebração. Gostaria de agradecer também ao governador Cláudio Castro, pois ele que autorizou o uso da emenda parlamentar para que tudo isso acontecesse. Uma parceria do Governo do Estado com o Governo Federal, e com certeza uma satisfação enorme para o nosso mandato”, afirmou o deputado.

Deputado estadual Anderson Moraes (de verde) foi um dos responsáveis pela iniciativa (Foto Dai Bueno)
Deputado estadual Anderson Moraes (de verde) foi um dos responsáveis pela iniciativa (Foto Dai Bueno)

Nas disputas, quem brilhou foi o Projeto Vencedores em Cristo, que terminou em primeiro lugar, com a Maré Top Team em segundo e o Projeto Drive In em terceiro. Geração UPP e o Projeto Social Instituto Peniel completaram o Top 5. Presidente da FJJD-Rio, Rogério Gavazza disse: “Fizemos um evento inédito no Brasil com essa magnitude, esse apoio aos projetos sociais, então saímos muito satisfeitos com o trabalho realizado”.

Subsecretário de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Fabricio Repsold destacou que, além de promover a iniciação competitiva de diversas crianças e adolescentes, o Festival de Lutas distribuiu quimonos, luvas, camisas, brindes e lanches, em uma ação para estimular a continuação da prática esportiva.

“Nosso papel na Secretaria, liderada pelo secretário Gutemberg Fonseca, é proporcionar para esses jovens, principalmente em um momento de pandemia e vulnerabilidade, acesso ao esporte, à saúde. Nós doamos mais de 1.200 quimonos, mais de 200 luvas, fora todo o material de uniforme, máscaras e o que acreditamos ser necessário para que esses jovens continuem praticando artes marciais”, disse Fabricio, que ainda completou:

“Acredito que as artes marciais são muito importantes na formação desses jovens. Elas passam ensinamentos como respeito ao próximo, hierarquia, desenvolvimento físico e mental, resiliência, entre outros”, encerrou.

Recomendado para você


Comentários