Faixa-preta brasileiro encara maratona de eventos para se preparar para o Mundial sem kimono
Por: Redação
Publicada: 20/07/2023 - 10:31
Vitor Gabriel Comelato Peres vem de um vice-campeonato nos EUA
por Leonardo Fabri
Vice-campeão do disputado American National 2023 da IBJJF na categoria meio-pesado no início deste mês, em Las Vegas, o faixa-preta brasileiro Vitor Gabriel Comelato Peres, de 22 anos, se prepara para uma verdadeira maratona de competições nos principais palcos do jiu-jitsu nos EUA neste segundo semestre.
Seu próximo compromisso é no Jiu-Jitsu Con International IBJJF 2023, entre 31 de agosto e 1º de setembro, em Las Vegas; na sequência, disputa o Panamericano No-Gi IBJJF 2023, entre 29 de setembro e 1º de outubro, em Fort Worth; encerrando o ano, a cereja do bolo é o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu No-Gi da IBJJF, marcado para 7 a 9 de dezembro, novamente em Las Vegas.
“Meu objetivo é fazer a melhor campanha possível nessas competições que estou me preparando para participar. Com certeza o Mundial No-Gi é o título que mais almejo conquistar neste ano”, destaca o faixa-preta da Gracie Barra. “Tenho boas expectativas. Estou me sentindo muito bem física e mentalmente, e confiante de que farei uma ótima campanha”.
Se tudo der certo para ele, nos próximos meses deve surgir a sua primeira medalha internacional de ouro como faixa-preta, graduação que pegou no ano passado. Até aqui, neste novo desafio, as conquistas no exterior foram duas pratas: a já mencionada American National 2023 e o Jiu-Jitsu CON IBJJF 2022, ambos da IBJJF. No Brasil, Vitor foi campeão do Betim Open da CBJJ.
Com o cenário do grappling aquecido no cenário norte-americano, o brasileiro nascido em Santa Bárbara D’Oeste-SP se prepara incessantemente para buscar seu lugar entre os melhores de sua categoria nos eventos sem kimono, que vem sendo o centro das atenções entre as mídias e público do jiu-jitsu.
“O que eu tenho observado nos últimos anos é que o grappling vêm crescendo muito, até mais que os eventos de kimono, e que esses eventos têm se tornado cada vez mais profissionais. Acho que estamos nos direcionando para um caminho onde o devido valor está começando a ser dado aos atletas, e esse é um dos motivos pelo qual o grappling, luta agarrada sem kimono, vem crescendo e se popularizando tanto nos Estados Unidos. É uma luta bem mais dinâmica, que atrai o público e tem oferecido altas premiações em dólares”, explicou.
Nas faixas coloridas, Vitor Gabriel Comelato Peres sagrou-se campeão mundial de diversas federações, incluindo a própria IBJJF, conquistou Pan-Americano, Europeu, Americano Nacional e Campeonato Brasileiro. Mais recentemente, na marrom, foi campeão da AJP Rio de Janeiro e mundial no peso e absoluto na CBJJE.