Karatê está entre as atrações da 2ª Festa da Imigração Japonesa em Itaguaí

Publicada: 16/05/2023 - 13:50


Karatê está entre as artes marciais mais populares do mundo – Pexels

O karatê é uma das atrações da 2ª Festa da Imigração Japonesa em Itaguaí-RJ, marcada para os dias 3 e 4 de junho, no Parque Municipal. A apresentação da arte marcial está marcada para às 14h do segundo dia de festividade.

Nascido em Okinawa, Sul do Japão, no século XVIII, o karatê chegou ao Brasil através dos imigrantes japoneses no ano de 1908. A difusão da arte marcial no país deu-se a partir da fundação da Associação Brasileira de Karatê, em 1960.

Atualmente Itaguaí possui a maior colônia japonesa no Estado do Rio de Janeiro. Além da apresentação do karatê, a festividade também vai oferecer ao público apresentações culturais, culinária, concursos, oficinas e shows musicais.

“Esta segunda edição da Festa da Imigração Japonesa representa uma oportunidade única para fortalecer os laços entre as comunidades brasileira e japonesa em nossa cidade. A imigração japonesa trouxe consigo valores como trabalho árduo, disciplina e respeito, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento de Itaguaí”, exaltou o prefeito Rubem Vieira. 

“Além disso, esta festividade traz consigo benefícios econômicos para nossa cidade, impulsionando o turismo e gerando oportunidades para os empreendedores locais. Conto com a participação de cada um de vocês nesse evento tão especial! Vamos aproveitar essa ocasião para fortalecer nossos laços”, complementou “Rubão”.

A festividade foi instituída pela Lei nº 3.502, aprovada em 2017 pela Câmara de Vereadores para homenagear a Colônia Japonesa de Itaguaí. A iniciativa foi de autoria do então vereador e atualmente subsecretário de Governo Minoru Fukamati, que destacou a importância da celebração.

“Sendo descendente de japonês e nascido nesta cidade, sinto um imenso orgulho em liderar essa celebração especial. É essencial preservarmos nossas tradições e compartilhá-las com as futuras gerações. Convido todos a participarem e se encantarem com a cultura japonesa”, disse Fukamati.

Recomendado para você


Comentários