Membro da Gracie Barra diz que ‘agressão’ de Ralph Gracie contra diretor da equipe foi para ‘intimidar’

Publicada: 21/12/2018 - 20:08


Flávio Almeida, o Cachorrinho, é um dos diretores da Gracie Barra e foi ‘agredido’ por Ralph (Foto: Reprodução)

Por Yago Rédua

O lutador Ralph Gracie está sendo investigado após um caso de agressão contra Flávio Almeida, também conhecido como “Cachorrinho”, que é diretor da Gracie Barra. A confusão aconteceu no Mundial No-Gi, na Califórnia (EUA), no último fim de semana. A TATAME conversou com Márcio Feitosa, que trabalha na academia e é cunhado da vítima.

Márcio, não estava no local, mas disse que conversou com testemunhas e relatou que além da cotovelada, “Cachorrinho” foi acertado por chutes no rosto. O membro da Gracie Barra, em nenhum momento, citou o nome de Ralph e qualquer outra pessoa envolvida no caso por questões relacionadas ao processo e a investigação da confusão ocorrida na Califórnia.

“O Flávio estava lá como professor de alguns atletas que ele trouxe do Arizona. Ele estava passando instruções para alguns garotos. Naquela área que eles estavam só entra faixa-preta. Eu não estava presente, então, muito do que eu sei foi através do vídeo, que todos viram, e das testemunhas que estavam lá. A pessoa chegou (Ralph), apertou a mão do Flávio, todo mundo cresceu junto, amigos do Jiu-Jitsu. O Flávio totalmente relaxado, no vídeo dá pra ver, e o cara deu uma cotovelada na boca que arrancou dois dentes da frente dele. O agravante, segundo o que as testemunhas falaram, foi que uma outra pessoa chutou a cabeça dele (Flávio) e o cara (Ralph) também chutou a cabeça de volta”, disse.

Em agosto, segundo Márcio, Flávio recebeu uma mensagem pelo e-mail de Ralph, sobre a abertura de uma filial da Gracie Barra na região de San Francisco, na Califórnia (EUA). A TATAME tentou ter acesso a esse diálogo, mas não recebeu o material até o fechamento da matéria: “O agressor, em agosto, enviou uma mensagem para o Flávio e disse: ‘E aí, Flávio, vai ficar abrindo escola no meu território?’. O Flávio não tem problema pessoal com ninguém e não respondeu. O trabalho do Flávio é ajudar novos donos (da Gracie Barra), explicar a montagem da escola e todos os procedimentos necessários. Ele conhece muito bem a maneira do mestre Carlinhos (Gracie) de trabalhar. E ainda treina os alunos. O que o Flávio acredita e, o que as pessoas comentam, é que isso foi motivado para fazer uma intimidação na Gracie Barra, querendo impedir o nosso crescimento”, projetou.

A academia de Ralph nos Estados Unidos fica localizada em San Francisco, na Califórnia (EUA) – é possível verificar aqui. De acordo com o mapa do site oficial da Gracie Barra (aqui), na cidade de San Francisco não existe nenhuma escola. As mais próximas são a de San Jose e Santa Rosa, ambas na Califórnia (EUA), a uma distância de 77km e 88km, respectivamente. A reportagem da TATAME indagou Márcio sobre essa “rixa” territorial.

“Lá (San Francisco) não tem escola da Gracie Barra. Não sei com exatidão, mas o local mais próximo que é uma escola deve ficar a cerca de 100km. É muito longe”, apontou.

Objetivo da Gracie Barra

À TATAME, Márcio Feitosa revelou que o objetivo da Gracie Barra é que isso não se repita mais dentro do Jiu-Jitsu e destacou a “amizade” que existe na comunidade da arte suave.

“O nosso objetivo (Gracie Barra) é que a comunidade do Jiu-Jitsu entenda que não cabe mais esse tipo de atitude. Temos que abraçar os valores do Jiu-Jitsu. Quase 100% das academias fazem bem para as comunidades. Todas as organizações têm amizade uma pela outra, tudo dentro do profissionalismo. As escolas querem crescer, buscam mais alunos e tudo no maior respeito. No final disso, esperamos que a comunidade saia mais fortalecida para atingirmos nosso objetivo. Estamos envolvendo policiais, porque no passado, lutadores de Jiu-Jitsu bateram em pessoas e essas pessoas ficaram receosas de envolver a polícia. Temos casos famosos. Talvez, essas vítimas, para proteger as famílias e pela preservação da própria integridade, se calaram. Mas estamos envolvendo a Justiça tanto nos Estados Unidos como no Brasil. Os policiais serão comunicados e pegamos essa situação de fazer algo pelo Jiu-Jitsu. Se depois, cada professor se sentir mais seguro para trabalhar, torcer e pra dizer que fazer pate de tal equipe, atingimos o nosso objetivo”.

Quadro de saúde do Flávio

Márcio Feitosa confirmou que “Cachorrinho” perdeu os dois dentes da frente, que está usando uma prótese e que apresenta sintomas de “convulsão”. Além disso, explicou que Flávio vem misturando o português com o inglês e esquecendo algumas informações.

“Tem o problema do dente, que é um problema complicado. Ele está com uma prótese. É um tratamento longo. Ele está tendo acompanhamento médico, mas não sabe se é por causa dos chutes ou das cotoveladas na região da cabeça. O Flávio está com esquecimento, misturando inglês com português. Seriam sintomas de convulsão. Ele estava cheio de responsabilidade na escola, com duas filhas pequenas (9 e 6 anos)”, encerrou.

A reportagem da TATAME ainda pela madrugada desta sexta-feira (21) entrou em contato com Ralph. O Gracie disse que “não podia falar sobre o assunto” no momento, entretanto, se mostrou disposto a conceder uma entrevista em breve e esclarecer os fatos. Durante a manhã, Flávio também foi procurado e revelou que não poderia falar por “ordem médica”.

Recomendado para você


Comentários