Primeiro dia do AJP South America de Jiu-Jitsu movimenta Balneário Camboriú com disputas entre crianças e adolescentes

Publicada: 02/03/2024 - 10:56


Embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Saleh Ahmad Salem Alzaraim Al Suwaidi, durante a premiação infantil no AJP South America – Bruno Ramôa

O renomado South America Continental de Jiu-Jitsu deu início nesta sexta-feira, 1, como parte do BC Fight Week. Organizado pela Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro (AJP), o evento retorna a Balneário Camboriú pelo terceiro ano consecutivo, consolidando-se como uma das competições mais aguardadas da região.

Neste primeiro dia, as disputas ficaram por conta das crianças e adolescentes. Além de promover o alto nível de competição, o evento reserva um espaço especial para a próxima geração do esporte, que contou com mais de 750 jovens inscritos competindo pela vitória e pelo sonho de se tornarem atletas profissionais.

“Receber um evento desse porte é essencial para que a gente consiga formar novos talentos. Além disso, é muito importante no fomento ao esporte, na iniciação esportiva, na inclusão social, que são os principais objetivos do evento e do esporte. Queremos que o Jiu Jitsu seja uma ferramenta de transformação na vida da criança. Então ver essa arena lotada hoje, com mais de 750 jovens lutado é muito gratificante”, afirmou o secretário de Esportes de Balneário Camboriú, Mazinho Miranda.

Um exemplo de como o Jiu Jitsu pode impactar positivamente na vida de uma criança é o menino Felipe Mafra, de 12 anos, que nesta sexta-feira conquistou o ouro no AJP South America Continental Pro Kids. A paixão pelo esporte veio de família, já que o tio do menino é campeão na modalidade.

“Meu pai me levou em uma aula experimental, e aí eu gostei e comecei a praticar o esporte”, conta Felipe, que conta com o apoio do tio, Leonardo Macarrão, e do pai, Jorge Mafra, diretor da Fundação de Esportes.

O menino começou a treinar com 3 anos. Hoje, a modalidade já é uma profissão para a família. Para o futuro, Felipe pretende ir além e se tornar referência para outros atletas, da mesma forma com que foi inspirado por seus familiares.

“Quero ser profissional, conquistar muitos títulos e ser uma inspiração para outros atletas. Vou treinar muito para conseguir meu objetivo”.

Realizado no Expocentro Júlio Tedesco, o South America Continental de Jiu Jitsu atrairá ao longo dos três dias de evento mais de 1.500 atletas de 15 países diferentes, incluindo Brasil, China, EUA, Bélgica, Casaquistão e Austrália. Com uma atmosfera de competição acirrada, os participantes buscam não apenas a vitória, mas também a passagem para o prestigiado Grand Slam no Rio de Janeiro, em julho, além de uma premiação em dinheiro para os campeões da categoria profissional.

ADXC 3: lutadores sobem na balança para confirmar peso e fazem encaradas

Pesagem do ADXC – Divulgação

No mesmo pavilhão onde acontecia o South America Continental Pro Kids, os atletas presentes no card do ADXC 3 subiram na balança para verificar seus pesos durante a cerimônia oficial de pesagem. Todos os 28 lutadores ficaram abaixo do limite acordado e confirmaram as disputas deste sábado, 2.

Depois de subirem na balança, os lutadores realizaram as encaradas oficiais, momento no qual os adversários ficam frente a frente e elevam a tensão antes da luta. O destaque ficou com a rivalidade entre Fabricio Andrey e Ruan Alvarenga, que levaram o público presente à loucura a troca de olhares nada amistosa.

A expectativa maior era para a encarada entre Bruno Lima e Jansen Gomes, que no dia anterior haviam trocado farpas durante coletiva de imprensa. No entanto, os protagonistas da luta principal mantiveram uma postura fria e reservaram as emoções para amanhã. O mesmo aconteceu quando ficaram frente a frente Bia Mesquita e Jennifer Maia, estrelas da luta principal sem quimono. O momento foi marcado por sorrisos e promessas de um grande show.

Programação BC Fight Week

O BC Fight Week apresenta um cronograma completo de eventos, proporcionando uma experiência completa para os entusiastas de artes marciais. Todas as emoções podem ser acompanhadas ao vivo através da plataforma de transmissão online TX7.ae. Confira abaixo o cronograma para os próximos dias:

Sábado, 02/03: AJP Master e Amador – Expocentro às 08h | Evento ADXC – Expocentro, início às 19h
Domingo, 03/03: AJP Profissional – Expocentro às 08h | Evento Warriors MMA – Expocentro às 19h


Recomendado para você


Comentários