Protetor bucal é fundamental na prática de esportes de combate, alerta dentista Dr. Rusemberg

Publicada: 30/01/2023 - 19:12


O protetor bucal é parte fundamental na “armadura” de um atleta de combate. O equipamento é obrigatório em lutas de Boxe, Kickboxing, Muay Thai, MMA e outras modalidades. Caso contrário, seria comum ver dentes voando a cada duelo, como alerta o dentista Dr. Rusemberg.

Formado em odontologia pela Unilavras e influenciador digital na área da saúde, Dr. Rusemberg, que possui mais de 25 mil seguidores no Instagram, destacou a importância do uso do aparelho não só para lutadores de striking, mas para atletas de qualquer modalidade esportiva que possa ocasionar contatos físicos mesmo que acidentalmente.

“Todos os atletas devem usar o protetor bucal. O mais adequado é o específico para cada pessoa, nenhum de prateleira, pois estes, ao invés de ajudar, podem até prejudicar a oclusão de um atleta. O ideal é uma visita ao dentista, fazer um molde e desenvolver um protetor de acordo com a arcada dentária de cada atleta”, explicou o especialista.

Dr. Rusemberg ainda chamou a atenção para outros cuidados preventivos com a saúde bucal, tendo em vista que atletas podem consumir substâncias nocivas aos dentes.

“Normalmente atletas de alto rendimento necessitam de uma suplementação alimentar rápida à base de cafeína, açúcar e ácidos, como os isotônicos, energéticos e géis de carboidrato. Esses alimentos podem contribuir para o aparecimento de lesões cariosas e de erosões dentárias, então, a visita do atleta precisa ser mais regular que a de uma pessoa normal”, alerta o especialista.

Recomendado para você


Comentários