Protetor bucal preserva ‘sorriso perfeito’ de lutadores mesmo com lentes de contato dentária

Publicada: 05/10/2022 - 14:23


Para o Dr. Antônio Calácio, opção com material de porcelana pode representar longevidade ao tratamento

Protetor bucal é o melhor amigo dos lutadores (Foto: Pexels)

Destaque entre artistas, esportistas e anônimos, as lentes de contato dental estão entre os procedimentos mais requisitados na Odontologia. Trata-se de um método menos invasivo e com resultado imediato, que consiste em um laminado colado na superfície externa dos dentes e pode ser feito com resina ou com faceta de porcelana.

Segundo o especialista em estética dental Dr. Antônio Calácio, o risco iminente em fraturar um dos dentes não impede que atletas e praticantes de esportes de combate como MMA, Boxe e Muai Thay utilizem lentes. Ele alerta para os cuidados necessários.

“Devemos trabalhar com estes pacientes de modo supervisionado e preventivo. É importante o uso de um protetor bucal individual confeccionado sob medida para os dias de treinamento e luta. A proteção visa diminuir os impactos decorrentes dos golpes sofridos durante a luta e evita a fratura das lentes de contato”, explicou Dr. Calácio, também conhecido como “Doutor Do Dente”.

Ele lembra que os laminados cerâmicos, ou seja, as lentes, reforçam a estrutura do esmalte dental. Entretanto, a relação de fratura está correlacionada aos cuidados dos pacientes, que necessitam realizar os retornos periódicos ao dentista para a checagem e avaliação do trabalho restaurador.

“Costumo chamar de revisões para melhorar a taxa de sobrevivência, manutenção e cuidados do próprio paciente, perante a sua rotina e hábitos. Também é importante ser fiel ao uso da placa miorrelaxante que confeccionamos ao final de cada tratamento para sua longevidade”, completou.

Para o especialista, a escolha do material requer a avaliação de um cirurgião dentista, considerando os hábitos e expectativas do paciente.”Aos lutadores, recomendo os procedimentos com porcelana, pelos benefícios de estabilidade de cor. Neste caso, o atleta pode tomar café, vinho e comer alimentos que contenham pigmentos, pois a cor do dente não terá alteração. Também é um material mais rígido e o cuidado mútuo entre dentista e paciente poderá resultar em uma longevidade entre 10 e 15 anos”, finalizou Dr. Calácio.


Recomendado para você


Comentários