Show do Mato Grosso do Sul e superlutas de alto nível agitam o Mundial da ISBJJA/CBJJD

Publicada: 03/10/2023 - 21:05


Equipe chilena fez bonito no desafio contra atletas brasileiros (Foto divulgação)
Equipe chilena fez bonito no desafio contra atletas brasileiros (Foto divulgação)

Realizado no último fim de semana (dias 30º de setembro e 1º de outubro), na Arena Carioca 1 do Parque Olímpico, Barra da Tijuca-RJ, o Mundial de Jiu-Jitsu – Gi & No-Gi – da ISBJJA / CBJJD fechou com chave de ouro o ranking 2022/23 do Circuito Nacional Mineirinho, reunindo centenas de atletas e dezenas de equipes em uma verdadeira festa da arte suave.

Entre as equipes, o grande destaque foi a Seleção FSMJJ – representando o estado do Mato Grosso do Sul -, que conquistou o título no juvenil/adulto/master e nas disputas No-Gi. Já do pré-mirim ao infanto-juvenil, o primeiro lugar ficou com a Cesar Maillet Team, com a Seleção FSMJJ na segunda posição (resultados completos abaixo).

Os Desafios RJ x MS, Brasil x Chile, Novos Talentos, Master Black Belt e Black Belt No-Gi foram uma atração à parte, com diversas superlutas de alto nível e campeões consagrados. Na disputa Brasil x Chile, melhor para os chilenos, que venceram por 3 a 2. Já o Rio de Janeiro, também por 3 a 2, derrotou Mato Grosso do Sul no duelo entre estados.

Victor Vasquez, capitão do time do Chile, comemorou a vitória, ainda mais com ele desempatando na última luta: “Estava um placar de 2 a 2 e graças a Deus consegui impor o meu jogo e sair com a vitória. Foi uma conquista muito importante não só para a equipe do Chile que trouxemos, mas para alavancar ainda mais o Jiu-Jitsu no país, em processo que começou com as entradas de CBJJD e ISBJJA através do presidente Rogério Gavazza. Realizamos duas competições este ano e já estamos trabalhando na organização do Sul Americano, dia 9 de dezembro, em Santiago (CHI)”, disse o faixa-preta chileno.

No masculino adulto faixa-preta, o show ficou por conta de Renan Rodrigues, da equipe Fratres JJ, que conquistou um total cinco medalhas de ouro: peso e absoluto com quimono, peso e absoluto sem quimono, além de ter vencido sua superluta pelo Desafio RJ x MS. “Essa valorização da ISBJJA e CBJJD dá muito mais ânimo para nós, atletas, disputarmos o Circuito, além da premiação em dinheiro ajudar no desenvolvimento da nossa carreira. Há 2 anos eu venho participando direto do Circuito, só não venci uma etapa peso e absoluto das que lutei, e pretendo ganhar mais”, afirmou Renan.

Desafios no Mundial da ISBJJA / CBJJD contaram com lutas de alto nível e vários campeões (Foto divulgação)

Outro casca-grossa que vem ganhando todas as etapas de adulto, no peso-médio e no absoluto, é o faixa-preta Daniel “Doquinha” Azevedo, da equipe Ares BJJ/ Gavazza, que além de vencer no Rio, também triunfou em Angra dos Reis-RJ, Espírito Santo e no Mato Grosso do Sul, conquistando o ouro duplo em todas as etapas. “Pelas minhas contas eu estou liderando a contagem geral entre todas as categorias, que recebe a premiação especial das passagens internacionais, e aguardo apenas o resultado oficial para garantir a passagem para a Europa”.

Entre os masters, quem brilhou foi Isaac Guimarães, da Cesar Maillet Team, campeão ouro duplo com quimono no master 1, e Marcão, da Double Five, que também faturou o ouro duplo, mas no master 4. Marcão, vale citar, venceu as duas últimas temporadas e, por isso, garantiu sua passagem para o Europeu 2023, em Coimbra, Portugal, embarcando no próximo dia 17 de outubro.

Já Isaac, que lutou e venceu todas as etapas no Rio de Janeiro, em Angra dos Reis-RJ e em Vitória-ES, disparou na pontuação e agora só aguarda o resultado oficial para comemorar a sua passagem para o Europeu 2024 da ISBJJA, também em Portugal.

Mato Grosso do Sul domina a festa

O estado do Mato Grosso do Sul voltou com a bagagem cheia do Mundial da ISBJJA / CBJJD e foi o dono da festa. Coordenada pela FSMJJ (Federação Sul-Mato-Grossense de Jiu-Jitsu), a delegação faturou 177 medalhas, sendo 76 de ouro, 54 de prata e 47 de bronze.

O desempenho na “Cidade Maravilhosa” garantiu à equipe sul-mato-grossense o troféu geral nas classes adulto, juvenil e master, além do título No-Gi. Ao todo, 150 atletas representaram o estado na competição, através do apoio do Governo do Estado – por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

Resultados por equipes Mundial da ISBJJA / CBJJD:

Com quimono (juvenil/adulto/master)

1 Seleção FSMJJ
2 Double Five
3 Top Brother
4 Infight
5 Cesar Maillet Team

Com quimono (pré-mirim ao infanto-juvenil

1 Cesar Maillet Team
2 Seleção FSMJJ
3 Double Five
4 GFTeam
5 Infight

Sem quimono (kids/juvenil/adulto/master)

1 Seleção FSMJJ
2 GFTeam
3 Top Brother
4 Double Five
5 Projeto Vencedores em Cristo

Recomendado para você


Comentários