Trunfo de Adesanya em primeira vitória sobre Poatan foi de origem mental

Publicada: 17/04/2023 - 11:31


Adesanya retomou o cinturão dos médios do UFC – UFC/Zuffa LLC

Israel Adesanya derrotou o maior fantasma de sua carreira. No último final de semana o nigeriano nocauteou seu grande rival Alex Poatan, que havia lhe derrotado três vezes, com direito a dois nocautes na frente de seus familiares.

Por mais que Adesanya tenha sido melhor na maior parte do tempo durante as quatro lutas, nas três primeiras ele viu o brasileiro levar a melhor. Inclusive, na que foi nocauteado, bastou apenas um momento de Poatan para definir.

Especialistas em kickboxing e muay thai apontam o nigeriano como mais técnico e o brasileiro como mais fatal. Entretanto, a desvantagem de Adesanya, muitos acreditam, era no fator mental.

Especialista em neurologia e psiquiatria clínica, o médico Dr. José Fernando Vilas foi convidado por esta reportagem a avaliar o enredo do confronto e o desfecho do último encontro entre Adesanya e Poatan.

“Com certeza, o controle da mente influenciou em sua vitória”, frisou Dr. Vilas.

“Após uma derrota, é importante que o atleta analise as situações que estão dentro e fora do seu controle. Ele não pode prever como seu adversário vai reagir, mas é possível tomar algumas medidas para melhorar seu desempenho físico e mental. Boa alimentação, sono regular e controle de estresse são algumas delas”, aconselhou o especialista.

A equipe de um lutador de alto nível, como o nigeriano, é formada por treinadores de modalidades de lutas, claro, além de nutrólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e, pelo menos os mais preocupados com a saúde mental, psicólogos. Para o Dr. José Fernandes Vilas, este profissional é de extrema importância no esporte de alto rendimento, que é decidido, muitas vezes, pela atmosfera vivida.

“Uma derrota pode sim trazer um abalo psicológico, ainda mais quando acontece consecutivas vezes. É importante encarar o resultado, por mais que não seja o esperado. Acredito que isso existe muito no mundo da luta, porque fica o sentimento de tentar de novo e superar as derrotas. Porém, é muito necessário que eles tenham um acompanhamento com um profissional, porque é o psicólogo que irá preparar a saúde mental do esportista para os próximos combates”, avaliou.

“Com esse acompanhamento psicológico, é possível aprender a controlar estresse e ansiedade em um momento de tensão. Assim, são criadas novas metas e recalculadas as rotas para os próximos desafios. Podemos notar isso no caso do Adesanya. Com certeza, o controle da mente influenciou em sua vitória”, concluiu.

Só para constar, o próprio Israel Adesanya já destacou que leva a sério a preparação mental e, em uma postagem no ano de 2021, alertou sobre a importância de não negligenciar os sentimentos.

“Dica profissional: comunique seus sentimentos com seu círculo. Sim, vocês também, homens!!! Nunca tenho medo de expressar meus sentimentos, não tenho medo dos meus sentimentos… Esse é meu superpoder!!”, postou à época.

Recomendado para você


Comentários